Qual será o sabor (doce) de Guimarães? Propostas provam-se na tarde deste sábado

Guimarães quer encontrar o doce que melhor represente a sua identidade.

© Direitos Reservados

É já esta tarde que Guimarães vai conhecer aquele que poderá tornar-se o novo cartão-de-visita doce da cidade. O concurso “Doçura de Guimarães”, promovido pela Associação do Comércio Tradicional de Guimarães em parceria com o Município, reúne pasteleiros, cozinheiros, estudantes e apaixonados pela doçaria na Alameda de São Dâmaso, onde todas as propostas estarão disponíveis para prova do público.

Sob a pergunta-mote “Que sabor poderá, daqui para a frente, ser reconhecido como ‘o’ sabor de Guimarães?”, a iniciativa procura incentivar a criatividade local, valorizar a gastronomia e lançar uma criação com identidade própria, capaz de ser replicada e comercializada em larga escala.

As receitas concorrentes, 21, todas apresentadas com o nome “Doçura de Guimarães”, vão ser avaliadas por um júri (60%) e também pelo público (40%), que poderá degustar os doces por um valor simbólico. O vencedor será anunciado no final do evento, recebendo o autor um prémio de 3.000 euros, além de divulgação e apoio à produção.

O regulamento privilegia o uso de ingredientes locais ou nacionais e exclui aditivos artificiais, margarinas e óleos refinados.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS