Evolução das cidades em contextos históricos e geográficos distintos em debate durante três dias no CCVF. “Sociedade” é o tema de um certame com cerca de 140 comunicações.
Decorreu, na manhã desta quarta-feira, a abertura da 2.ª edição do Congresso Histórico Internacional “As Cidades na História”, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
Nesta 2.ª edição, que se prolonga até sexta-feira, a organização pretende que o evento mantenha a sua identidade de partida, abordando a evolução das cidades em contextos históricos e geográficos distintos, desde a Cidade Antiga à Cidade do Presente a caminho do Futuro.
O congresso, cuja primeira edição decorreu em 2012, divide-se em cinco grandes áreas temáticas; a Cidade no Mundo Antigo, na Época Medieval, Moderna, Industrial e, finalmente, a Cidade da Época Contemporânea. Cada uma destas áreas tem uma sessão plenária estruturada em torno de dois conferencistas, um português e outro de fora de Portugal, e um conjunto de sessões paralelas de apresentação de resultados sobre as respetivas temáticas, com cerca de 140 comunicações.