CONHEÇA A MENSAGEM DE NATAL DE DOMINGOS BRAGANÇA PARA OS VIMARANENSES

Caras e Caros Vimaranenses,

FELIZ NATAL!

“Cidade Natal” assume dois significados. O primeiro é-nos dado pela História. Guimarães foi a cidade fundadora de Portugal. Foi a 24 de junho de 1128 que tudo começou. Foi a “primeira tarde” portuguesa. Somos, desde então, uma cidade que respira História, onde ainda hoje essas marcas perenes, tão bem cuidadas e respeitadas, nos atribuem o epíteto de Cidade-Berço. O Património de Guimarães é riquíssimo, como reconhece a UNESCO ao ter incluído, em 2001, o nosso Centro Histórico na lista de Património Cultural da Humanidade. Somos visitados todos os dias, porque “Aqui Nasceu Portugal”.

Guimarães é também “Cidade Natal” de grandes ambições e projetos. Apostámos na Cultura, quando poucos municípios o faziam, e fomos premiados em 2012 com a realização da Capital Europeia da Cultura. Apostámos no Desporto e, em 2013, fomos Cidade Europeia do Desporto. Estas duas dimensões continuarão a ser reforçadas como marca distintiva.

Mas, nunca como agora, a Educação, formal e informal, a aposta na participação dos cidadãos nas grandes discussões públicas, num exercício de cidadania responsável, o respeito pelo Ambiente e o desígnio de sustentabilidade que abraçámos teve um papel tão decisivo para um Futuro que queremos para Guimarães. Nunca, como agora, os empresários do Concelho de Guimarães sentiram uma proximidade tão atenta para as novas transformações da economia e empreendedorismo, no respeito pelos recursos naturais do Planeta. Nunca, como agora, os modos suaves de mobilidade estiveram no centro das preocupações do desenvolvimento urbano. Nunca, como agora, a abertura à parceria com as instituições do Concelho de Guimarães, em rede com todas as Juntas de Freguesia,  que nos faz mais fortes e coesos, permitiu que nos possamos projetar num futuro promissor. Guimarães é, assim, também a “Cidade Natal” de uma nova forma de olhar o Presente e o Futuro.

Mas o melhor de Guimarães são os Vimaranenses. O nosso espírito de comunidade e de pertença, a nossa generosidade, contribuirão definitivamente para o futuro de um território que queremos coeso, fraterno e atento às injustiças. Uma comunidade atenta ao outro, no respeito por todos. Uma comunidade que respeite o Planeta em que vivemos e o preserve. O Natal junta-nos, aproxima-nos e envolve-nos. O Natal, expressão maior de sentimento religioso, encerra em si valores universais que unem toda a humanidade. Valores universais que contribuem para um mundo melhor, mais solidário e feliz.

Com o espírito solidário que nos caracteriza, celebremos o Natal em Guimarães, a Cidade Natal, hoje e sempre, de todos os portugueses.

Feliz Natal para todos!

Domingos Bragança
Presidente do Município de Guimarães

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?