Construção de nova ligação à estação ferroviária de Lordelo arranca este ano

Primeira fase arranca no início do segundo semestre deste ano.

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O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, apresentou, na passada quinta-feira, o projeto de construção de uma nova ligação entre a freguesia de Vila Nova do Campo e a estação ferroviária de Lordelo, em Guimarães. A obra, cuja primeira fase arranca no início do segundo semestre deste ano, vai servir três freguesias e resolver a elevada sinistralidade no entroncamento da Via Intermunicipal (VIM) com a Estrada Municipal 644.

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A nova ligação à estação ferroviária de Lordelo vai implicar a criação de uma rotunda, no entroncamento com a EM 544, e a construção de uma ponte sobre o rio Vizela, implicando um investimento total de 2,7 milhões de euros.

A nova ponte sobre o rio Vizela, que Alberto Costa descreveu como “um projeto de grande envergadura, vai envolver o diálogo com a Câmara Municipal de Guimarães e com o Governo”, tendo em conta os cerca de 1,6 milhões de euros necessários para a sua concretização.

Segundo Alberto Costa, as câmaras de Santo Tirso e de Guimarães têm prevista, através de um protocolo estabelecido entre as duas autarquias, uma divisão de responsabilidades relativas a este projeto.

“Santo Tirso comprometeu-se a contratar a elaboração do projeto da nova ponte e arruamentos de acesso, lança o concurso e adjudica a obra, ao passo que Guimarães reembolsa Santo Tirso da parte correspondente ao seu território, ou seja, cerca de 700 mil euros à data de hoje”, explicou. “Entretanto, vamos continuar o diálogo negocial com o Governo, no sentido de garantir o financiamento deste projeto”, acrescentou.

De acordo com o presidente da Câmara, “a primeira fase da obra vai arrancar durante o segundo semestre deste ano, com a criação da nova rotunda, orçada em 1,1 milhões de euros, que serão inteiramente assumidos pela Câmara Municipal de Santo Tirso”.

Com um prazo de execução de 12 meses, esta empreitada quer resolver a elevada sinistralidade registada no entroncamento da VIM com a EM 644. “Serão construídas passadeiras elevadas, para reduzir a velocidade em ambos os sentidos e que é a principal causa dos acidentes verificados naquele local”, adiantou o autarca.

A segunda fase do projeto da nova ligação à estação ferroviária de Lordelo só irá arrancar após a conclusão da primeira fase, “se tudo correr bem, em 2025”.

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