Corporação apresentou 18 novos bombeiros e nova ambulância doada por empresas vimaranenses
«Este é um dia muito feliz para os Bombeiros de Guimarães, que celebra o empenho e dedicação dos nossos bombeiros e bombeiras, mas também o extraordinário apoio das nossas empresas a esta nobre instituição, que passa a contar com uma importante e valiosa ambulância de socorro", destacou o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, João Pedro Castro.
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães têm 18 novos bombeiros/as prontos a integrar o seu corpo ativo, depois de realizado o Juramento de Bandeira, no âmbito da cerimónia comemorativa do “Dia do Bombeiros”, que aconteceu nesta sexta-feira, dia 08 de dezembro, e que incluiu também a promoção de 15 novos bombeiros voluntários e a inauguração de uma nova ambulância integralmente oferecida por empresas vimaranenses, num investimento que rondou os 80 mil euros.
A aquisição da ambulância de socorro pré-hospitalar contou com o apoio de quatro empresas de Guimarães – CJR, M.Couto Alves, NVE Engenharias e Q8.
“Esta nova ambulância é um equipamento fundamental por forma a darmos resposta ao número crescente de serviços. É fundamental dotarmos o nosso parque com este novo veículo para continuarmos a assegurar um serviço de prontidão e qualidade à nossa população, sendo extraordinário e merecedor do nosso mais profundo agradecimento o apoio que recebemos das nossas empresas”, valorizou também João Pedro Castro.
De igual modo, o Comandante dos BVG, Bento Marques, considerou que este foi “um dia feliz e muito especial” pelo reforço do corpo ativo e a oportunidade de inaugurar uma nova ambulância. Com o apoio de parceiros e amigos conseguimos reforçar a capacidade de resposta na prestação de cuidados de emergência pré-hospitalar”, enalteceu.
Bento Marques expressou também as suas felicitações e orgulho a todos os novos bombeiros/as que realizaram o Juramento de Bandeira e foram promovidos, solicitando que “sejais cumpridores da causa que nos une, socorrer e proteger os que de nós precisam”.
O Comandante dos BVG endereçou ainda “uma palavra em especial aos familiares dos bombeiros, aos pais, cônjuges e filhos. Peço-vos compreensão perante as ausências, pois que ser bombeiro é estar, 24 horas por dia, 365 dias por ano, disponível para desinteressadamente proteger pessoas e bens”, referiu.
Reabilitação das Piscinas tem projeto pronto
Domingos Bragança, presente na cerimónia, anunciou estar “praticamente finalizado” o projeto de recuperação e reabilitação das piscinas do quartel. No Dia do Bombeiro, o autarca vincou que as obras de reabilitação das piscinas “vão ascender a 1,2 milhões de euros, mas todos queremos ver as obras avançar e a Câmara Municipal vai apoiar os BVG para que tal aconteça o mais rapidamente possível”, assegurou o presidente da câmara municipal.
Recorde-se que as piscinas dos Bombeiros de Guimarães encerraram, em 2021, na sequência de uma auditoria externa que detectou condições deficitárias para atletas, utilizadores e frequentadores, entre as quais problemas de segurança e higiene, assim como elevados custos de consumo energéticos. O equipamento deixou de cumprir os requisitos para poder funcionar e vem-se degradando com o tempo, reclamando, agora, uma intervenção profunda que vai avançar para devolver o importante equipamento ao usufruto da população da cidade.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 18, 2024
O PS está a falar a (pelo menos) duas vozes. Em Santa Clara, o Presidente da Câmara tem defendido uma solução para a mobilidade no concelho, e intermunicipal, baseada na construção do BRT/metrobus. Esta é a solução que está já no terreno, nomeadamente no concelho de Braga, tem financiamento, e é a solução com a qual Domingos Bragança se comprometeu. (Lembram-se daquele breve vídeo, que chegou ao programa televisivo de Ricardo Araújo Pereira, em que o líder nacional do PS terá incentivado Bragança a avançar com a preparação desta obra?)
Dezembro 18, 2024
“Um pensamento, uma palavra uma atitude” (PPA) é o nome da associação de apoio a doentes oncológicos, inseridos em meios sociais menos favorecidos.
Dezembro 18, 2024
Clube regozija-se, considerando que são os frutos do trabalho desenvolvido na formação.