Covid-19: Câmara volta a divulgar dados e, segundo o ACES Alto Ave, há 425 infetados em Guimarães

© Mais Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães voltou a comunicar os dados relativos ao número de infetados no concelho de Guimarães pelo novo coronavírus. Desta vez, os dados do ACES Alto Ave, atualizados às 20h00 desta quinta-feira, apontam para 425 infetados e 494 casos em vigilância ativa.

Os dados divulgados pela Câmara Municipal apresentam mais 148 infetados do que os últimos números avançados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), relativos a quinta-feira. De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, há 277 infetados no concelho. A informação apresentada no boletim refere-se ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, “correspondente a 82% dos casos”, lê-se.

Boletim epidemiológico divulgado pela DGS

Recorde-se que Marta Temido, ministra da Saúde, negou que as autoridades locais estejam proibidas de divulgar a estatística local compilada. O anúncio surgiu após a tutela ter sido criticada por alguns autarcas, que falavam numa espécie de “lei da rolha”, que impede os delegados de Saúde de disponibilizarem informação diária sobre a evolução da pandemia de covid-19 às respetivas autarquias. “Quero esclarecer inequivocamente que não há qualquer proibição de partilha de informação. Há sim um apelo claro a que todas as entidades que integram o Ministério da Saúde, em especial as autoridades locais e regionais de saúde, se concentrem no envio de informação atempada e consistente para o nível nacional”, afirmou Marta Temido.

Artigo atualizado às 12h33 com as informações da DGS.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?