COVID-19: COMO GERIR O STRESS E ANSIEDADE

Portugal está em estado de alerta até 9 de Abril por causa do novo coronavírus e, com isto, aumenta o número de pessoas que ficam de isolamento em casa para evitar a propagação do vírus. Tal poderá causar o aumento da ansiedade e stress.

O Mais Guimarães falou com a psicóloga vimaranense Rafaela Oliveira, que deixou um conjunto conselhos para quem estiver fechado em casa, baseados nos divulgados pela Ordem dos Psicólogos. “O isolamento contribui para conter a propagação do vírus e os que se encontram nesta situação contribuem decisivamente para manter a sua segurança e a dos outros”, avisa.

Mantenha-se informado, mas com cuidado
Toda a cobertura mediática sobre o vírus pode conduzir a momentos de ansiedade e stress, procure estar atualizado sobre o que se passa, mas limite a sua exposição a notícias e informações de fontes oficiais (Direção Geral de Saúde e Organização Mundial de Saúde ou SNS24). Limite as suas preocupações e inquietações, e as da sua família, diminuindo o tempo durante o qual está a ver ou a ouvir notícias que considere perturbadoras.

– Mantenha o contacto com amigos e familiares
Seja através de uma SMS, uma simples chamada ou de uma videochamada, procure conversar com os mais próximos. Estar conectado com quem mais gosta é uma das melhores formas de reduzir a solidão ou aborrecimento durante este período.

– Realize atividades de lazer e relaxe
Leia aquele livro que está na estante há anos, veja filmes que venceram prémios, séries ou os seus programas favoritos que estão em “stand by”, aprenda finalmente a fazer yoga ou a meditar, envolva-se em atividades e tarefas que promovam lazer pessoal.

– Mantenha as suas rotinas e atividades habituais, dentro do possível Levante-se à hora habitual, vista-se e faça as refeições a horas. Se for praticável, trabalhe a partir de casa.

Faça exercício físico
No terraço, na varanda, na sala.. Faça exercício até com os mais pequeninos! O exercício físico ajuda imenso a relaxar!

Mantenha uma alimentação equilibrada
Quanto mais saudável é a nossa alimentação, mais fortes somos, para qualquer vírus!

Por último, e não menos importante: mantenha-se esperançoso e confiante de que tudo vai correr bem.
Confie nas suas próprias capacidades para lidar com situações adversas, e recorra às estratégias que costumam resultar consigo noutras situações difíceis. Use-as para lidar com as suas emoções nos momentos mais desafiantes deste surto.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?