Covid-19: distrito de Braga em alerta laranja

© Mais Guimarães

O comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC) revelou, esta quarta-feira, que os distritos de Braga, Porto e Lisboa estão em alerta laranja devido ao surto do novo coronavírus. Os três distritos são os “sítios com mais incidência de casos”. O estado de alerta laranja “é atribuído quando a Proteção Civil considera que existe uma ‘situação de perigo, com condições para a ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança'”, explica o Público. 

“Fiquem definitivamente em casa. Cada pessoa que ficar em casa e interromper a cadeia de infecção, é uma pessoa que contribuí para que haja menos portugueses infectados. Logo, contribui para que haja menos portugueses a ficarem doentes e, no limite, menos portugueses que vão morrer por causa da Covid-19”, apelou Duarte Costa.

O restante território nacional encontra-se em alerta amarelo. “Existem três distritos em alerta laranja: Porto, Lisboa e Braga. São sítios que nos obrigam a maior coordenação”, avançou Duarte Costa. Dos 18 planos distritais do continente, dez foram ativados: Aveiro, Bragança, Coimbra, Faro, Leiria, Porto, Santarém, Vila Real e Viseu.

“Ainda antes de qualquer medida de mitigação, ativamos um plano operacional que permitia ao nível distrital fazer um levantamento de todos os meios que tínhamos disponíveis e, acima de tudo, aumentar os regimes de articulação e coordenação institucional entre ANEPC a nível distrital e todos os agentes e entidades que participam nesta luta contra a Covid-19″, disse ainda.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?