CUMPRIU-SE A TRADIÇÃO: COMISSÃO NICOLINA RECEBEU DÍZIMO DE URGEZES

Em dia de Posses, vários elementos da comissão organizadora das Festas Nicolinas dirigiram-se à Junta de Freguesia de Urgezes para receber o Dízimo.

© CMG

O entusiasmo das dezenas de alunos do Centro Escolar da freguesia mais novos era evidente ainda antes da chegada da Comissão de Festas para o tradicional Dízimo de Urgezes. Enquanto aguardavam, houve tempo para cantar o Hino de S. Nicolau, tal qual será ouvido esta noite, nas Posses. “Folgar, rapazes! Folgar, folgar! Que só para o ano torna a voltar!”

Aos mais novos perguntaram – entre várias questões – se no futuro gostariam de fazer parte da Comissão. A resposta foi assertiva e afinada “Sim!”, responderam em uníssono, num momento que atualmente serve também para fazer chegar aos mais jovens o número das Posses, que acontece precisamente esta noite.

Decorre por esta hora o Dízimo de Urgezes, uma velha tradição vimaranense.

Posted by Mais Guimarães on Wednesday, 4 December 2019

Tal como manda a tradição, foram declamadas várias quadras antes da entrega da mais antiga posse da festa dos estudantes de Guimarães. “Se eu quiser estacionar o carro, como alguns param, ainda o enfio no quarto que tenho de vago”, declamou-se.

O início das Posses está marcado para as 21h00, com início no Campo da Feira. No final das Posses, há magusto no Centro Histórico.

© CMG

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?