D. Afonso Henriques faleceu a 6 de dezembro de 1185
O primeiro rei de Portugal faleceu em Coimbra, a 6 de dezembro de 1185, tendo alargado os limites do Reino ao Sul da cidade de Lisboa.
O primeiro rei de Portugal faleceu em Coimbra, a 6 de dezembro de 1185, tendo alargado os limites do Reino ao Sul da cidade de Lisboa.
Filho do conde D. Henrique e da infanta D. Teresa, D. Afonso Henriques terá nascido em Guimarães em 1109 ou 1111. Foi nesta cidade do norte de Portugal que foi criado e onde se fez homem liderando as forças que pretendiam um a independência de D. Afonso VII, Rei de Leão e Castela.
Em 1128, e já após a morte de seu pai Conde D. Henrique dá-se o confronto com a sua mãe D. Teresa. As tropas de D. Teresa defrontam-se com as de D. Afonso Henriques tendo estas saído vitoriosas – o que consagrou a autoridade de D. Afonso Henriques no território portucalense, levando-o a assumir o governo do condado.
Consciente da importância das forças que ameaçavam o seu poder, o jovem Rei mostra a sua capacidade de hábil político concentrando os seus esforços em negociações junto da Santa Sé com um duplo objetivo: alcançar a plena autonomia da Igreja portuguesa e o reconhecimento do Reino.
A Bula Manifestis Probatum de 1179, na qual o papa Alexandre III designava pela primeira vez D. Afonso Henriques rei, e ao qual dava o direito de conquistar terras aos Mouros sobre as quais outros príncipes cristãos não tivessem direitos anteriores reconhecem a sua legitimidade.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 19, 2024
O golo que apontou na partida frente ao Estrela da Amadora, na jornada 9, valeu-lhe a distinção.
Novembro 19, 2024
No âmbito do direito de oposição, o Chega Guimarães dá conta, através de uma nota de imprensa, que foi recebido por Domingos Bragança, autarca de Guimarães, no âmbito da auscultação dos partidos no processo de elaboração do Plano e Orçamento Municipais de 2025.
Novembro 19, 2024
A Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2024 está agendada para sábado, dia 23, a partir das 15h00, no Auditório da Universidade do Minho, Campus de Azurém - Guimarães.