Da Quaresma à Páscoa: Programa leva vimaranenses e visitantes a viverem “A Paixão em Guimarães”

Desde o VIII Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães até aos fins de semanas gastronómicos e outras atividades, a cidade berço celebra a quadra religiosa da Quaresma desde 15 a 31 de março.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Um dos momentos que marca o evento é a exposição “A Paixão em Guimarães”, uma iniciativa em que as pessoas percorrem um trajeto por entre igrejas vimaranenses, museus e passos da Paixão, tendo a oportunidade de visualizar e ficarem a conhecer várias peças religiosas relacionadas com o período da Quaresma.

Este percurso inclui 18 locais, entre eles a igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos, igreja de S. Francisco, igreja de S. Sebastião, igreja da Misericórdia, igreja da Nossa Senhora da Oliveira, igreja de S. José do Carmo, igreja de Santo António dos Capuchos, Santuário da Penha, Sociedade Martins Sarmento, Museu Alberto Sampaio e Santa Marinha da Costa, em que poderão ser observadas três peças por cada espaço que o visitante percorrer.

Devido à degradação da igreja da Santa Marinha da Costa, a iniciativa decorrerá de forma a assegurar a segurança dos visitantes, adianta Isabel Rodrigues, diretora do museu Alberto Sampaio.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

O programa da edição deste ano inclui várias celebrações religiosas, que decorrerão entre 17 e 31 de março, nomeadamente eucaristias na igreja de Nossa Senhora da Oliveira, bençãos e procissões pelas ruas da cidade berço.

Vários grupos musicais marcarão presença em Guimarães para a realização da VIII edição do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães, momento dirigido pelo diretor artístico César Viana. O festival realiza-se entre 24 e 30 de março, período de coincide com a Semana Santa, e pretende valorizar o repertório religioso ibérico do passado, em particular o português, e apostar em organismos culturais vimaranenses.

Assim, o VIII Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães arranca a 24 de março com a atuação dos coros de Guimarães e termina no dia 30 com a Orquestra de Guimarães e o Coro Sinfónico Inês de Castro.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Além destes momentos, Guimarães promove os fins de semana gastronómicos de 22 a 24 de março, de forma a dar a conhecer a “qualidade e a genuinidade da gastronomia vimaranense, que estão associadas ao valor patrimonial”, esclarece o município. Vários estabelecimentos de restauração e hoteleira disponibilizarão uma oferta gastronómica com caldo verde, bacalhau recheado e pão de ló.

Entre a programação paralela, a biblioteca municipal Raúl Brandão recebe duas oficinas: O atelier “Cartolas – 40 Atos de Amor e 40 Exercícios Espirituais” (elaboração de uma cruz), de 12 a 28 de março e o “Coelho Comilão” (criação de uma tela alusiva à quadra), nos dias 25 e 26 de março. Além disso, Marisa Santos promove visitas orientadas às capelas dos passos da paixão de Cristo no dia 16 de março.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES