De Immanuel Wilkins a Danilo Pérez: Guimarães vibra a partir de hoje ao som do jazz
O Centro Cultural Vila Flor (CCVF) volta a ser o epicentro do Guimarães Jazz, que celebra este ano a sua 34ª edição com um programa repleto de nomes consagrados e novos talentos do jazz internacional e nacional.

© A Oficina
De 6 a 15 de novembro, o festival promete encher os palcos de Guimarães com sons que vão do clássico ao experimental, mantendo viva a tradição de excelência que o caracteriza. A abertura do festival acontece esta quinta-feira, 6 de novembro, no Grande Auditório Francisca Abreu, com o concerto de Immanuel Wilkins, que apresenta o seu projeto Blues Blood. Em paralelo, o Convívio acolhe, de 6 a 8 de novembro, as habituais Jam Sessions, este ano dinamizadas pelo Alex Hitchcock Quintet.
Amanhã, sexta-feira, 7 de novembro, a voz inconfundível de Maria João sobe ao palco com a Orquestra de Guimarães para apresentar Abundância, um espetáculo que assinala os 40 anos de carreira da cantora. O sábado, 8 de novembro, será um dia de múltiplas propostas: às 16h00, o Pequeno Auditório recebe o Projeto Centro de Estudos de Jazz da Universidade de Aveiro / Guimarães Jazz, com o Hugo Santos 5tet. Duas horas depois, às 18h00, sobe ao mesmo palco André Carvalho com o projeto Of Fragility and Impermanence. O dia encerra às 21h30, no Grande Auditório, com o aclamado Fred Hersh Trio.
No domingo, 9 de novembro, o palco principal do CCVF acolhe, às 17h00, o Projeto Orquestra de Jazz da ESMAE / Guimarães Jazz, dirigido pelo Alex Hitchcock Quintet. Mais tarde, às 21h30, a Black Box do CIAJG recebe o Projeto Porta-Jazz / Guimarães Jazz, com o espetáculo estamos mesmo no princípio, vê tu.
De 11 a 14 de novembro, o festival promove também Oficinas de Jazz, conduzidas pelo Alex Hitchcock Quintet, reforçando a vertente formativa que há muito caracteriza o Guimarães Jazz.
O Mark Turner Quintet sobe ao palco do Grande Auditório na quinta-feira, 13 de novembro, pelas 21h30. Paralelamente, de 13 a 15 de novembro, o Café Concerto do CCVF volta a acolher as animadas Jam Sessions.
Na sexta-feira, 14 de novembro, o público poderá assistir ao concerto conjunto de Craig Taborn, Tomeka Reid e Ches Smith, novamente no Grande Auditório, às 21h30.
O festival encerra em grande no sábado, 15 de novembro, com três momentos distintos: às 16h00, o Projeto Sonoscopia / Guimarães Jazz apresenta o trio Kvelvane – Østvang – Vermeulen; às 18h00, o Alex Hitchcock Quintet regressa ao Pequeno Auditório; e, às 21h30, o Grande Auditório Francisca Abreu recebe o espetáculo de Danilo Pérez acompanhado pela Bohuslän Big Band, marcando o encerramento de mais uma edição do Guimarães Jazz.





