Desconfinamento: As regras que entram hoje em vigor

O Governo antecipou a segunda fase do plano de desconfinamento e, com exceção do fim da obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre, as regras entram esta segunda-feira, 23 de agosto, em vigor.

Os restaurantes, cafés e pastelarias passam a ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas, os espetáculos culturais e eventos (nomeadamente casamentos e batizados) passam a ter limite máximo de 75% do espaço. Os transportes públicos coletivos deixam de ter limites de lotação.

A apresentação do certificado digital ou de teste negativo para realizar viagens aéreas ou marítimas continua a ser obrigatória, bem como para entrar em estabelecimentos turísticos e alojamento local. Fazer refeições no interior de restaurantes aos fins de semana e feriados continua a exigir um certificado. Aulas de grupo em ginásios, termas e spas, casinos e bingos, casamentos e batizados com mais de 10 pessoas, e eventos culturais, desportivos ou corporativos para mais de 1.000 pessoas, ao ar livre, ou 500 pessoas, em ambiente fechado, são situações que continuam a seguir esta regra.

Na sexta-feira, 20 de agosto, foi ainda decretada a passagem de Portugal do estado de calamidade para situação de contingência, até às 23h59 de dia 30 de setembro.

Esta é a segunda das três fases definidas pelo Governo no plano de levantamento de medidas. A última fase deverá entrar em vigor quando 85% da população estiver totalmente vacinada.

O uso de máscara continua, contudo, a ser obrigatório na rua, sempre que não seja possível manter o distanciamento físico, até, pelo menos, dia 12 de setembro.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?