Desconfinamento em Guimarães: cemitérios abrem amanhã, parques de lazer na segunda-feira

Cemitérios reabrem já esta sexta-feira, mas com restrições. Parques de lazer abrem segunda-feira, dia em que se volta a pagar o estacionamento explorado pela Vitrus. Continuam encerrados diversos equipamentos municipais.

© João Bastos/ Mais Guimarães

O desconfinamento no concelho vimaranense começa a acontecer e, agora, há datas para a reabertura de algumas infraestruturas. Com o fim de Estado de Emergência, dá-se lugar “à fase de recuperação da atividade económica e vida em sociedade”. As medidas surgem após a reunião com a Comissão Municipal da Proteção Civil e com os Presidentes de Juntas de Freguesia do concelho vimaranense.

Assim, esta sexta-feira reabrem os cemitérios municipais, com horários limitados: estarão abertos entre as 08h30 e as 17h00 de segunda a sábado, estando encerrados ao domingo. Para entrar, é obrigatório usar máscara e há limitação de acesso: no cemitério de Monchique, 20 pessoas; já no cemitério de Atouguia, o limite é de 30 pessoas. É proibida a partilha de materiais de limpeza e o distanciamento social é de 04 metros, no mínimo. Quanto aos cemitérios das freguesias, deverão ser as juntas de freguesia a adotar as medidas mais restritivas “adequadas à sua realidade”.

Nos funerais, a limitação é de 15 pessoas exceto naqueles que esta limitação impossibilite a presença de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins”. Está também permitida a abertura da capela e espaço multirreligioso para a realização de cerimónias fúnebres, de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde.

A reabertura dos parques de lazer está estipulada para segunda-feira, mas só para caminhadas e corridas e com um distanciamento social de quatro metros, no mínimo. Abre também a Ecovia (e o distanciamento social é o mesmo), mas está proibida a aglomeração de pessoas. Também está interdito o uso das zonas de descanso. Reabre ainda a Biblioteca Municipal Raúl Brandão e respetivos polos, “apenas para empréstimo domiciliário ou devolução de documentos e com marcação prévia”. A Biblioteca Central abre às “segundas, quartas e sextas, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00”. A Biblioteca das Taipas está aberta apenas às “terças e quartas, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Quando à Biblioteca de Lordelo, estará aberta às “terças e quartas, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. O mesmo horário aplica-se à Biblioteca de Pevidém.

Quanto ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, a consulta presencial só poderá ser realizada mediante um atendimento individual por marcação com antecedência de 24 horas, limitado a 75 minutos por pessoa e a uma pessoa por mesa”. No interior do arquivo, é obrigatório o de máscara “e observância do distanciamento social e da etiqueta respiratória”. Horário: das 9h15 às 12h00 e das 14h15 às 17h00. A Pista de Atletismo Gémeos Castro só pode ser utilizada por atletas de alta competição quE tenham feito marcação prévia. Os balneários estão interditos.

E, nesta data, volta-se a pagar o estacionamento explorado pela VITRUS. Contudo, mantém-se a suspensão de pagamento no Parque de Camões. Mantém-se o horário reduzido de funcionamento da galeria da Estação Central de Camionagem, das 07h00 às 20h00, mantendo-se o acesso exterior aos cais de embarque, informa a Câmara.

A 18 de maio, há autorização para a ocupação do espaço público com “esplanadas, de acordo com as normas a definir pelo Governo”. Está, nesta data, permitida a realização “de Pequenos Mercados de Venda de Produtos Alimentares nas Feiras Retalhistas, tendo que a entidade gestora (Junta de Freguesia) a elaborar e fazer cumprir um conjunto de medidas de acordo com as recomendações da DGS e a alínea b), do artigo 10º e artigo 11º da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril”.

Para 25 de maio está agendada a reabertura do terrado do Mercado Municipal, mantendo-se a atividade de venda diária. Só a 08 de junho é que poderão reabrir as Feiras Retalhistas. O uso de máscara é obrigatório e a lotação máxima é de cinco pessoas por cada 100 metros quadrados. Mantém-se o distanciamento social de dois metros no mínimo e a limitação de dois ocupantes por espaço de venda.

Até indicações em contrário, continuam encerrados alguns equipamentos municipais, como a Casa da Memória, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor, os Postos de Turismo da rua de Paio Galvão e da praça de S. Tiago, o Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães, o Mercado de Antiguidades e da Segunda Mão. O mesmo aplica-se a bebedouros, tanques Públicos e equipamentos desportivos municipais (com exceção da Pista de Atletismo Gémeos Castro), bem como circuitos de manutenção, parques infantis e piscinas municipais.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?