Desconfinamento em Guimarães: cemitérios abrem amanhã, parques de lazer na segunda-feira
Continuam encerrados diversos equipamentos municipais.

Cemitérios reabrem já esta sexta-feira, mas com restrições. Parques de lazer abrem segunda-feira, dia em que se volta a pagar o estacionamento explorado pela Vitrus. Continuam encerrados diversos equipamentos municipais.

O desconfinamento no concelho vimaranense começa a acontecer e, agora, há datas para a reabertura de algumas infraestruturas. Com o fim de Estado de Emergência, dá-se lugar “à fase de recuperação da atividade económica e vida em sociedade”. As medidas surgem após a reunião com a Comissão Municipal da Proteção Civil e com os Presidentes de Juntas de Freguesia do concelho vimaranense.
Assim, esta sexta-feira reabrem os cemitérios municipais, com horários limitados: estarão abertos entre as 08h30 e as 17h00 de segunda a sábado, estando encerrados ao domingo. Para entrar, é obrigatório usar máscara e há limitação de acesso: no cemitério de Monchique, 20 pessoas; já no cemitério de Atouguia, o limite é de 30 pessoas. É proibida a partilha de materiais de limpeza e o distanciamento social é de 04 metros, no mínimo. Quanto aos cemitérios das freguesias, deverão ser as juntas de freguesia a adotar as medidas mais restritivas “adequadas à sua realidade”.
Nos funerais, a limitação é de 15 pessoas “exceto naqueles que esta limitação impossibilite a presença de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins”. Está também permitida a abertura da capela e espaço multirreligioso para a realização de cerimónias fúnebres, de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde.
A reabertura dos parques de lazer está estipulada para segunda-feira, mas só para caminhadas e corridas e com um distanciamento social de quatro metros, no mínimo. Abre também a Ecovia (e o distanciamento social é o mesmo), mas está proibida a aglomeração de pessoas. Também está interdito o uso das zonas de descanso. Reabre ainda a Biblioteca Municipal Raúl Brandão e respetivos polos, “apenas para empréstimo domiciliário ou devolução de documentos e com marcação prévia”. A Biblioteca Central abre às “segundas, quartas e sextas, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00”. A Biblioteca das Taipas está aberta apenas às “terças e quartas, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Quando à Biblioteca de Lordelo, estará aberta às “terças e quartas, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. O mesmo horário aplica-se à Biblioteca de Pevidém.
Quanto ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, a consulta presencial só poderá ser realizada mediante um “atendimento individual por marcação com antecedência de 24 horas, limitado a 75 minutos por pessoa e a uma pessoa por mesa”. No interior do arquivo, é obrigatório o de máscara “e observância do distanciamento social e da etiqueta respiratória”. Horário: das 9h15 às 12h00 e das 14h15 às 17h00. A Pista de Atletismo Gémeos Castro só pode ser utilizada por atletas de alta competição quE tenham feito marcação prévia. Os balneários estão interditos.
E, nesta data, volta-se a pagar o estacionamento explorado pela VITRUS. Contudo, mantém-se a suspensão de pagamento no Parque de Camões. Mantém-se o horário reduzido de funcionamento da galeria da Estação Central de Camionagem, das 07h00 às 20h00, mantendo-se o acesso exterior aos cais de embarque, informa a Câmara.
A 18 de maio, há autorização para a ocupação do espaço público com “esplanadas, de acordo com as normas a definir pelo Governo”. Está, nesta data, permitida a realização “de Pequenos Mercados de Venda de Produtos Alimentares nas Feiras Retalhistas, tendo que a entidade gestora (Junta de Freguesia) a elaborar e fazer cumprir um conjunto de medidas de acordo com as recomendações da DGS e a alínea b), do artigo 10º e artigo 11º da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril”.
Para 25 de maio está agendada a reabertura do terrado do Mercado Municipal, mantendo-se a atividade de venda diária. Só a 08 de junho é que poderão reabrir as Feiras Retalhistas. O uso de máscara é obrigatório e a lotação máxima é de cinco pessoas por cada 100 metros quadrados. Mantém-se o distanciamento social de dois metros no mínimo e a limitação de dois ocupantes por espaço de venda.
Até indicações em contrário, continuam encerrados alguns equipamentos municipais, como a Casa da Memória, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor, os Postos de Turismo da rua de Paio Galvão e da praça de S. Tiago, o Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães, o Mercado de Antiguidades e da Segunda Mão. O mesmo aplica-se a bebedouros, tanques Públicos e equipamentos desportivos municipais (com exceção da Pista de Atletismo Gémeos Castro), bem como circuitos de manutenção, parques infantis e piscinas municipais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
Luís Manuel Coutinho nasceu em Guimarães, em 1970. Fez a licenciatura e o mestrado em Arqueologia pela UMinho, onde trabalha agora como técnico da Unidade de Arqueologia (UAUM). Venceu Prémio Eduardo da Cunha Serrão com estudo sobre arte rupestre no Alto Minho
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.