DGS recomenda vacina da AstraZeneca para maiores de 60 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou, esta quinta-feira, que a vacina da AstraZeneca vai ser dada apenas a pessoas com mais de 60 anos.

© João Bastos / Mais Guimarães

Portugal vai impor uma restrição etária à vacina da AstraZeneca, passando a administrá-la apena a pessoas com mais de 60 anos.

“O plano de vacinação será ajustado”, para que todas as pessoas sejam vacinadas com a vacina “que protege e é segura de acordo com os grupos prioritários definidos, minimizando eventuais riscos associados”, disse Graça Freitas, directora-geral da Saúde.

Pediu ainda para que as pessoas que já foram vacinadas com a primeira dose da vacina da AstraZeneca permaneçam “tranquilas”, uma vez que as reações adversas “são extremamente raras”. Contudo, alertou para que nos sete a 14 dias após a administração, estejam “atentos a sintomas, a dores de cabeças persistentes, hematomas, manchas vermelhas na pele”.

Vacinação dos profissionais da educação será adiada uma semana

O vice-almirante Gouveia e Melo afirmou que o impacto desta decisão no plano de vacinação será “pequeno”. “Vamos adiar uma semana a vacinação dos docentes e não-docentes, que serão vacinados não neste fim-de-semana, mas no próximo”, disse. 

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?