Dia Mundial da Diversidade Cultural com celebração intercultural aberta a todos

O Guimarães [IN]volve é um projeto de base comunitária que promove a inclusão social, cultural e cívica de pessoas migrantes e refugiadas, através de ações de proximidade e envolvimento com a comunidade local.

© (In)Volve

Guimarães celebra a diversidade cultural no próximo dia 21 de maio com um evento intercultural aberto à comunidade, promovido pelo projeto Guimarães [IN]volve. A iniciativa assinala o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento e convida a população a juntar-se, a partir das 21h00, no Bar Ramada 1930, para uma noite dedicada à valorização das múltiplas culturas que convivem na cidade.

O programa da noite contempla dois momentos principais. Primeiro, uma Mostra Intercultural, dinamizada por pessoas de diferentes nacionalidades residentes em Guimarães, que irão partilhar gastronomia, música, objetos e tradições dos seus países de origem. Segue-se um Encontro de Conversa, onde serão partilhadas experiências de integração, histórias de vida e reflexões sobre identidade, pertença e inclusão.

Com esta ação, o Guimarães [IN]volve pretende reforçar a importância da representatividade das comunidades migrantes no espaço público, incentivando a sua participação ativa na construção de uma sociedade mais inclusiva, plural e coesa. “A diversidade cultural é um dos pilares fundamentais da coesão social. Este evento convida-nos a reconhecer, valorizar e partilhar essa diversidade como um ativo coletivo”, destaca a organização.

A participação é gratuita e aberta a todos. Quem quiser participar na Mostra Intercultural como representante do seu país ainda pode inscrever-se através do formulário disponibilizado pela organização.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS