DIA MUNDIAL DA SAÚDE DEDICADO À DEPRESSÃO
O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães associou-se às comemorações […]
O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães associou-se às comemorações do Dia Mundial da Saúde, na sexta-feira, 7 de abril, com a organização de um conjunto de atividades ligadas ao tema proposto pela Organização Mundial da Saúde; a depressão.A Organização Mundial da Saúde definiu o tema «Depressão: Vamos falar!» como referência para as comemorações deste ano, por isto o Hospital organizou um ciclo de intervenções no auditório, ao longo da manhã, promovido pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental. Os temas abordados fora, “Depressão: epidemiologia, clínica, diagnóstico e tratamento”, por Luís Fonseca, médico especialista em psiquiatria, “O Suicídio na Depressão”, por João Fonseca, também psiquiatra e “Depressão: Diagnóstico precoce e Atitudes preventivas”, por Emanuela Lopes, psicóloga.
O psiquiatra Luís Fonseca chamou a atenção para o facto de a depressão ser uma doença que não exibe marcadores biológicos e que, por isso, pode ser subvalorizada. A depressão expressa-se pela persistência de alterações do humor, ansiedade, cognição e por sintomas neurovegetativos, ou seja, alterações em aspeto como o sono ou o apetite. Este diagnóstico é feito por médicos segundo critérios, tais como a continuidade dos sintomas ao longo de um período mínimo de duas semanas. “Menos de 50 % dos doentes são tratados”, afirmou o médico especialista, lembrando a importância que o tratamento desta doença tem até porque precipita outras doenças, nomeadamente cardiovasculares. Relativamente ao tema do suicídio, João Fonseca, caracterizou o perfil do doente em risco como sendo: homem, com mais de 65 anos, isolado socialmente e dependente de substâncias como o álcool.
Emanuela Lopes enquadrou a doença na região do Ave, muito afetada pelo desemprego e pela crise, lembrando que a depressão é uma doença da família e salientando que, estranhamente há poucos homens na consulta. Relativamente a estratégias a especialista sublinhou o exercício físico, a alimentação saudável, o aprender a lidar com a frustração e o fortalecer das relações familiares. Emanuela Lopes, psicóloga, lembrou a importância da intervenção precoce, porém, chamou a atenção para a realidade em que uma primeira consulta de psicologia tem um tempo de espera de 300 dias e as seguintes de 180 dias. Isto quando há um acordo quanto à importância da psicoterapia como primeira linha no tratamento da depressão.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.
Dezembro 26, 2024
O Vitória Sport Clube anunciou uma Conferência de Imprensa para a apresentação do novo treinador da equipa principal, com início pelas 14h30 no auditório do estádio D. Afonso Henriques.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.