Carlos Sousa: “Fomos obrigados a aceitar esta união, não foi por vontade de nenhuma freguesia”
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.
A desagregação era vontade expressa da população de Tabuadelo e S. Faustino. Assim como do autarca Carlos Sousa. “Vi a aprovação com muita satisfação, era um desejo desta população quer de Tabuadelo, quer da parte de S. Faustino”, sendo que “ficou ponto assente que fomos obrigados a aceitar esta união, não foi por vontade de nenhuma freguesia e decidimos que, se houvesse possibilidade de desagregar, iríamos avançar”.
Tabuadelo e S. Faustino reuniu, à partida, todas as condições para se desagregarem, “fizemos um trabalho de casa bem feito”. Apesar de a votação final da proposta acontecer apenas entre 15 e 17 de janeiro, “o assunto está arrumado”, estando feita assim a vontade da população. Da auscultação feita em sede de Assembleia de Freguesia, disse Carlos Sousa que apenas duas pessoas defendiam o atual modelo. “Éramos um exemplo de agregação, mas cada uma continuava a ter a sua identidade. A população ficou satisfeita com a notícia”.
O autarca não esconde a dificuldade na gestão autárquica de uma agregação, no que toca à execução de obras de forma equitativa. “Para nós, Executivo é dificil, são situações complicadas de gerir”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 17, 2025
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta devido às condições meteorológicas severas previstas para os próximos dias, afetando particularmente a região Norte e Centro de Portugal. Entre 19 e 21 de janeiro, espera-se precipitação forte, vento intenso e possibilidade de neve nas serras.
Janeiro 17, 2025
Entre os dias 22 e 26 de janeiro, Guimarães marcará presença na 45ª edição da FITUR – Feira Internacional de Turismo, com ações promocionais nos stands Visit Guimarães e Visit Portugal.
Janeiro 17, 2025
Em destaque, a reportagem sobre a ADCL - Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, e para o trabalho de âmbito social e cultural que, há 30 anos, desenvolve junto da população de uma das áreas mais rurais do concelho.
Saiba o que pensam os vitorianos sobre a extraordinária campanha que o Vitória está a realizar na Conference League. Conheça Débora Ferreira, jovem investigadora que está a trabalhar na procura de cura para o cancro da mama, e as histórias por trás do sucesso que a Escola de Dança Flávia Portes alcançou no All Dance World, nos Estados Unidos.
Isto e muito, muito mais, na revista Mais Guimarães, a revista mais lida do concelho. Gratuita e muito interessante!