CarClasse
CarClasse
“Disponibilizar a documentação com dois dias de antecedência é um mau serviço à democracia”

Na reunião de câmara desta quinta-feira, dia 16, Ricardo Araújo insurgiu-se contra o facto da documentação de “uma das mais importantes do calendário anual do executivo municipal” ter sido facultada aos vereadores da oposição com apenas dois dias de antecedência.

Ricardo Araújo barra

Na reunião de câmara desta quinta-feira, dia 16, Ricardo Araújo insurgiu-se contra o facto da documentação de “uma das mais importantes do calendário anual do executivo municipal” em que esteve em discussão o Plano e Orçamento do município para 2022, contratos programa com entidades participadas, empresas e régie-cooperativas municipais, e também taxas e impostos, as receitas da Câmara Municipal, ter sido facultada aos vereadores da oposição com apenas dois dias de antecedência.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Mesmo considerando terem sido cumpridos os prazos legais previstos, o vereador do PSD, eleito pela coligação Juntos por Guimarães considera que, nestas situações deve “prevalecer a sensatez, a transparência, o interesse de permitir que todos possam analisar a situação com o tempo de detalhe que é devido” e nisto “não basta cumprir os mínimos olímpicos que estão na lei”.

Ricardo Araújo considera ser esta uma questão de “grande importância para a democracia” e para a “participação da oposição” no executivo municipal.

“É absolutamente inadmissível, impossível de análise, recebermos esta documentação com dois dias de antecedência, sendo que, para nós, que temos  a nossa atividade profissional, não são dois dias, são duas noites de trabalho”.

E face à densidade de documentação (documentos com centenas de páginas), o vereador diz que “o executivo devia disponibilizar esta documentação com bastante mais antecedência, para que nós, enquanto vereadores responsáveis, e que queremos ter uma opinião e uma intervenção cítica mas construtiva, possamos analisar os documentos com a atenção devida. Disponibilizar documentação aos vereadores da oposição com dois dias de antecedência é um mau serviço à democracia”, disse Ricardo Araújo, que afirmou também esperar que o procedimento se altere, depois de Domingos Bragança ter concordado com a sua posição.

Após a intervenção do vereador social democrata, Domingos Bragança interveio manifestando concordância com a reclamação de Ricardo Araújo. “Aceito e concordo. Farei tudo para que os documentos venham com mais antecedência do que a lei obriga. Se pudermos fazer melhor do que a lei, tanto melhor”, reafirmou o presidente da câmara.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES