Diz-me, espelho meu, há algum peixe mais saudável do que eu, a Pescada?”

por Mário Moreira

Pelo seu sabor, valor nutricional e textura delicada, a pescada é por excelência um peixe de primeira grandeza. Além de ser muito rico em proteínas e vitaminas A e B essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, tem valores de gordura baixos, ótimos para reduzir o nível de colesterol no sangue. É possível retirar-lhe o máximo de aproveitamento sem grande desperdício, traduzindo o exercício numa boa relação de qualidade e preço.

O seu corpo divide-se em três partes: os lombos, os centros e os rabos. Os lombos são retirados da parte mais grossa, a parte que apresenta menos gordura. Os centros são mais finos e têm diversos destinos; panar, cozer, escalfar, fritar. Os lombos e os centros são as partes menos gordas e as mais nobres da pescada. Em lombos ou em posta devem ser comprados com a pele, pela razão de se conservar melhor o seu sabor e aumentar a resistência no contacto com o ar.

“Posta de Pescada em molho de Fricassé”

  • Ingredientes

4 postas de pescada nº 5 para cozer, 1 cebola grande, 1 colher de sopa de manteiga, 1 dl de azeite, 2 gemas de ovo, 2 colheres de sopa de farinha, 1 colher de sopa de salsa, sumo de 1 limão, água, sal e pimenta a gosto.

  • Preparação e confeção da Pescada

Levar ao lume um tacho com o azeite, a cebola bem picadinha até que fique bem dourada. Juntar uma concha de água e deixar ferver. Baixar a lume brando, adicionar à água as postas de pescada sem escamas, previamente temperadas com sal e pimenta e passadas na farinha. A farinha vai ajudar a engrossar o caldo durante o processo de confeção. Com a ajuda de uma pinça virar as postas com cuidado, para não se “magoarem”.

  • Quando estiverem cozidas retirar e reservar.Preparação do molho

Levar uma frigideira ao lume com 1 colher de manteiga, deixar derreter, verter a água da cozedura da pescada coada em passador de rede fina e deixar ferver. Em lume brando juntar a salsa picada, as gemas de ovo e o sumo de limão. Sem parar de mexer deixe que engrosse. Retificar os temperos de sal e pimenta.

  • Empratamento

Num prato de serviço colocar ao centro a posta de pescada, regar o peixe com o molho, salpicar com salsa picada ou raminho de salsa.

Para acompanhamento pode servir com puré de batata.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?