Domus Ponte reabre ao serviço da comunidade com novo auditório e salas para associações
O edifício da Junta de Freguesia de Ponte, no Largo da Igreja, abriu oficialmente as portas este domingo, depois de uma requalificação integral que devolve à população um espaço histórico, agora renovado.

© Helena Lopes / Mais Guimarães
Designado como Domus Ponte, o equipamento conta com um auditório com capacidade para 100 pessoas e diversas salas multiusos, destinadas à dinamização do associativismo local. A intervenção preservou o valor histórico do imóvel, com data de 1899, e representa um marco importante para a comunidade, sublinhou Sérgio Castro Rocha, presidente da Junta de Freguesia.
“É um novo equipamento, mas com mais de 100 anos de existência. Foi uma requalificação que vai devolver este espaço à comunidade”, afirmou o autarca, destacando o simbolismo do edifício para a população.
Sérgio Castro Rocha frisou ainda que esta obra era há muito aguardada pela comunidade. “Esta obra era há mais de 12 anos uma necessidade. Pensámos bem o que fazer e pensamos bem. É um local emblemático que durante oito décadas foi escola primária e, posteriormente, a sede da Junta de Freguesia”, recordou o presidente da Junta, não escondendo o orgulho pelo trabalho concretizado. “Se há coisa de que me orgulho muito foi a de ter sido presidente da Junta de Freguesia de Ponte com a ajuda de todos vós. Tivemos a sorte de ter um presidente de Câmara amigo de Ponte e das freguesias”, acrescentou.
As obras contemplaram a substituição total do telhado, portas, janelas e pavimentos, bem como a renovação das infraestruturas elétricas e sanitárias. A intervenção apostou ainda na melhoria das condições de segurança, conforto e acessibilidade do edifício.
O auditório, localizado no piso superior, estará ao dispor da Junta de Freguesia, da Assembleia de Freguesia, de associações locais e de entidades privadas, mediante solicitação. “Havendo essa disponibilidade, teremos todo o gosto em ceder o espaço”, garantiu Sérgio Castro Rocha.
Quanto às salas do piso inferior, está prevista a instalação de quatro associações da vila, embora os nomes ainda não estejam oficialmente definidos. “Teremos que levar este assunto à próxima Assembleia de Freguesia”, disse o presidente.
Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destacou a importância simbólica do novo espaço. “A minha primeira satisfação é ver este mural alusivo a D. Afonso Henriques, que dá nome a este auditório, alusivo também à Batalha de S. Mamede. Todas as freguesias deviam ter um monumento alusivo à batalha que deu origem ao Dia Um de Portugal, e a Câmara está aqui para ajudar”, referiu o autarca.

© Helena Lopes / Mais Guimarães
Domingos Bragança elogiou ainda a forma como a Junta de Freguesia se mantém próxima da população. “Este é um espaço bem reabilitado. O que destaca Ponte não é o apoio da Câmara, porque apoiamos todas as freguesias, é a proximidade entre a Junta de Sérgio Castro Rocha e a sua comunidade”, afirmou.
O presidente da Câmara garantiu ainda o compromisso municipal em relação ao terreno contíguo ao Domus Ponte, que poderá vir a ser transformado em parque de estacionamento. “Trata-se de uma situação difícil de resolver, mas a Câmara tem o compromisso de 220 mil euros para o garantir e transformar em parque de estacionamento”, assegurou Domingos Bragança.
No final dos discuros foram distinguidos cerca de cinco dezenas de cidadãos e cidadãs pelo apoio prestado À Junta de Freguesia ao longo dos últimos três mandatos.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 28, 2025
Empate acaba por ser considerado justo.
Dezembro 28, 2025
As contas do Moreirense Futebol Clube relativas à última época foram aprovadas por unanimidade, em assembleia geral realizada no Auditório do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
Dezembro 28, 2025
Na tarde de 1 de janeiro.
Dezembro 28, 2025
Afonso Sousa renovou contrato com o Vitória até 2029, prolongando a ligação ao emblema vimaranense que representa desde a temporada 2021/2022.
Dezembro 28, 2025
O calendário de 2026 traz menos oportunidades de descanso prolongado do que outros anos, mas ainda assim oferece cinco fins de semana prolongados.
Dezembro 27, 2025
Tiago Sousa foi convocado para representar a Seleção Nacional sub-20 no início de 2026. O atleta do Vitória Sport Clube, de 19 anos, integra a lista de 16 jogadores chamados para disputar o Torneio 4 Nações, que terá lugar em Angers, França, entre os dias 7 e 11 de janeiro.





