Education Summit entra no segundo dia com Educação Inclusiva em destaque

Organizado pela Associação Nova Escola, o evento que conta com diversas palestras, workshops e exposições, quer ajudar a evoluir o sistema educativo.

© Helena Lopes / Mais Guimarães
O Education Summit arrancou quinta-feira, dia 10, e vai até sábado, no Pavilhão Multiusos de Guimarães. Cerca de 2 mil pessoas ligadas aos setores do Ensino e da Educação marcaram presença  neste evento internacional dedicado à inovação e ao futuro da educação. No primeiro dia, como orador principal, teve José Pacheco, numa conversa com Fernando Alvim,
Era o início da década de 1970 quando o jovem José Pacheco percebeu que, dando aulas, ele não ensinava as pessoas. Surgia então a Escola da Ponte, de 1976, em Vila das Aves, que fez a transição do paradigma da instrução, em que o centro da aprendizagem é o professor, para o paradigma da aprendizagem, em que o centro é o aluno. No Multiusos de Guimarães salientou a importância da criação de “um vínculo emocional” entre professor e aluno para que este último possa assimilar a aprendizagem. “Não sei o que são férias, domingos e feriados. E sinto muito orgulho disso, porque a vida é serviço”  sublinhou o criador da Escola da Ponte, uma referência e estudo no panorama educativo em Portugal e no Mundo. “A Escola da Ponte é um fóssil, existe há 52 anos”, disse. À questão lançada por Fernando Alvim, sobre a inexistência de mais escolas como esta, José Pacheco remeteu a resposta para um livro da sua autoria, disponível no evento.
Perante a plateia, Renato Pacheco, da organização, deu conta que “o primeiro grande objetivo é criar um grande palco para a educação”: “Queremos ajudar a valorizar a educação, valorizar e potenciar os professores e tornar esta profissão muito mais apelativa para jovens profissionais”. A representar a Câmara Municipal de Guimarães esteve o vereador do Desporto e da Juventude, Nélson Felgueiras, que disse que o concelho “é um território que acredita e aposta na educação”. “A Educação deve estar em constante mudança, se este Education Summit apontar caminhos para uma educação mais eficaz e para um trabalho mais inspirador dos professores, já estamos a dar um contributo decisivo para uma construção comunitária” concluiu.

O Education Summit prossegue hoje com um painel de palestrantes, onde se destacam Bárbara Salgueiro, Elisa Guerra e Carlos Gonzalez. A Educação Inclusiva será o tema em destaque no palco principal até ao final da manhã, seguem-se depois os workshops. Amanhã, último dia, haverá conferências com Marcos Piangers e Eduardo Sá.

António Zambujo encerra o evento com um concerto às 19h00.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES