Emoção na homenagem a José Pereira, antigo juiz da Irmandade de S. Crispim
Tal como manda a tradição, a noite de 24 de dezembro foi especial, mas este ano ainda mais, isto porque ficou marcada pela homenagem, a título póstumo, ao antigo juiz, José Pereira, falecido recentemente.
Foi por isso uma noite ainda mais emocionante para amigos e familiares que fizeram questão de marcar presença, antes da Ceia de Natal para os mais carenciados e sozinhos, na Capela de S. Crispim, para uma pequena cerimónia preparada pela Irmandade.
Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, acompanhado dos deputados à Assembleia da República, Ricardo Araújo (PSD) e Rui Rocha (IL), e da vereadora Paula Oliveira, esteve também presente neste momento especial. O autarca abordou a relação estreita que mantinha com José Pereira, que descreveu como figura altruísta e importante na continuidade da Ceia de Natal para os mais carenciados. “Que tenhamos consciência da importância de criar laços de solidariedade para com os outros, até porque não sabemos o dia de amanhã, e é importante partilharmos momentos de alegria, de afeto”, disse o presidente da Câmara.
Foi descerrado pelos netos, um quadro com uma foto de José Pereira, que foi posteriormente colocado na galeria que existe no interior da Capela.
O Albergue e a Capela de S. Crispim foram fundados em 1315 pelos mestres sapateiros João e Pero Baião, em homenagem ao patrono dos sapateiros. O albergue funcionava como casa de recolhimento e também hospital para pobres e peregrinos. Para manter a tradição viva, a Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano oferece, todos os anos, uma Ceia de Natal, e este ano não foi exceção.
Segundo Dario Carvalho da Silva, juiz da Irmandade, este ano foram servidas cerca de 100 refeições.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 4, 2025
Encerrado o mercado de transferências, o Vitória divulgou, ao detalhe, investimentos e encaixes financeiros com as movimentações de jogadores.
Fevereiro 4, 2025
Assinala-se hoje o Dia Mundial de Luta contra o Cancro.
Fevereiro 4, 2025
“Desatar o nó da Habitação” foi o tema da primeira conferência promovida pela candidatura do PS “Afirmar Guimarães”, encabeçada pelo candidato à Câmara, Ricardo Costa.