Emoção na homenagem a José Pereira, antigo juiz da Irmandade de S. Crispim

Tal como manda a tradição, a noite de 24 de dezembro foi especial, mas este ano ainda mais, isto porque ficou marcada pela homenagem, a título póstumo, ao antigo juiz, José Pereira, falecido recentemente.

© Helena Lopes / Mais Guimarães

Foi por isso uma noite ainda mais emocionante para amigos e familiares que fizeram questão de marcar presença, antes da Ceia de Natal para os mais carenciados e sozinhos, na Capela de S. Crispim, para uma pequena cerimónia preparada pela Irmandade.

Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, acompanhado dos deputados à Assembleia da República, Ricardo Araújo (PSD) e Rui Rocha (IL), e da vereadora Paula Oliveira, esteve também presente neste momento especial. O autarca abordou a relação estreita que mantinha com José Pereira, que descreveu como figura altruísta e importante na continuidade da Ceia de Natal para os mais carenciados. “Que tenhamos consciência da importância de criar laços de solidariedade para com os outros, até porque não sabemos o dia de amanhã, e é importante partilharmos momentos de alegria, de afeto”, disse o presidente da Câmara.

Foi descerrado pelos netos, um quadro com uma foto de José Pereira, que foi posteriormente colocado na galeria que existe no interior da Capela.

O Albergue e a Capela de S. Crispim foram fundados em 1315 pelos mestres sapateiros João e Pero Baião, em homenagem ao patrono dos sapateiros. O albergue funcionava como casa de recolhimento e também hospital para pobres e peregrinos. Para manter a tradição viva, a Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano oferece, todos os anos, uma Ceia de Natal, e este ano não foi exceção.

Segundo Dario Carvalho da Silva, juiz da Irmandade, este ano foram servidas cerca de 100 refeições.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES