Empresas de Guimarães dinamizam Santo Tirso

A Rota Própria é uma empresa que reúne capitais vimaranenses.

barra_oFICINAS_Arco

As instalações da antiga Arco Têxteis, no centro de Santo Tirso, estão a ser reconvertidos, pela Rota Própria, uma empresa com capitais vimaranenses.

Foto: DR

A Arco Têxteis situava-se no coração da cidade e Santo Tirso. Fundada em 1923, chegou a empregar cerca de 1.500 pessoas. A empresa foi declarada insolvente, em 2005, com dívidas que ascendiam a 32 milhões de euros. Na altura lançou para o desemprego quase 300 pessoas.

É no espaço que esta empresa ocupava, que está a nascer uma nova centralidade para a cidade de Santo Tirso. A Rota Própria, empresa que reúne capitais vimaranenses – empresas como a Garcia e Garcia e a Alfredo & Carlos – adquiriu os 100 mil metros quadrados, por 4,5 milhões de euros e lançou-se na reconversão do espaço.

Nos 50 mil metros quadrados de área coberta estão a nascer áreas dedicadas ao comércio, serviços e também para habitação. Estima-se que o investimento dos diversos agentes privados que ali se virão a fixar ronde os 40 milhões de euros e que resultará na criação de mais de 500 postos de trabalho.

A 25 de junho, foi inaugurado um supermercado retalhista, da cadeia espanhola Mercadona, que criou 60 postos de trabalho. A 15 de outubro abriu um restaurante da cadeia McDonald’s, criando 50 novos postos de trabalho.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS