Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas volta a trazer energia latina, e não só, a Guimarães
A segunda edição do Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas, organizado num esforço conjunto entre a Tuna Afonsina, a Tun'Obebes, a Tuna Antiga Vimaranense e a Tunos Decanos de Iberoamérica, decorre de 30 de junho a 1 de julho.
A segunda edição do Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas, organizado num esforço conjunto entre a Tuna Afonsina, a Tun’Obebes, a Tuna Antiga Vimaranense e a Tunos Decanos de Iberoamérica, decorre de 30 de junho a 1 de julho.
Além das tunas organizadores, marcará presença no evento a Tuna America Universitaria de Puerto Rico, que já não é desconhecida da cidade berço. A festejar o seu 30.º aniversário, voltam do Mar das Caraíbas, da Ilha do Encanto: Porto Rico.
Fundada em 1998, a Luso-Can Tuna tem a particularidade de ser a única tuna no seu país e vai estar pela primeira vez em Guimarães. Em março de 2018 celebraram o seu vigésimo aniversário com o lançamento do seu primeiro CD, “Carpe Diem”, e têm espalhado toda a sua música a várias partes do globo, incluindo Portugal Continental e Insular, Estados Unidos ou México.
Chegados directamente do México, fundados em 2007 e formados por alunos e antigos alunos da Universidade Autónoma de Guerrero, a Tuna de Guerrero UAGro chega à Península Ibérica para participar, não só no Certamen Internacional de Tunas Barrio del Carmen, mas também no II Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas.
De Málaga, composta por antigos tunos universitários, cada um deles com décadas de vida tunae, La Malacitana apresenta-se em Guimarães prometendo “qualidade musical e a sua característica energia”.
Fundados em 2005 e com o intuito de juntar académicos e ex-académicos da cidade do Porto e arredores, a Tuna do Distrito Universitário do Porto apresentam-se como uma tuna “diferente no paradigma da Invicta, onde tradicionalmente as tunas eram de faculdades ou universidades específicas”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.