Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas volta a trazer energia latina, e não só, a Guimarães
A segunda edição do Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas, organizado num esforço conjunto entre a Tuna Afonsina, a Tun'Obebes, a Tuna Antiga Vimaranense e a Tunos Decanos de Iberoamérica, decorre de 30 de junho a 1 de julho.

A segunda edição do Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas, organizado num esforço conjunto entre a Tuna Afonsina, a Tun’Obebes, a Tuna Antiga Vimaranense e a Tunos Decanos de Iberoamérica, decorre de 30 de junho a 1 de julho.

Além das tunas organizadores, marcará presença no evento a Tuna America Universitaria de Puerto Rico, que já não é desconhecida da cidade berço. A festejar o seu 30.º aniversário, voltam do Mar das Caraíbas, da Ilha do Encanto: Porto Rico.
Fundada em 1998, a Luso-Can Tuna tem a particularidade de ser a única tuna no seu país e vai estar pela primeira vez em Guimarães. Em março de 2018 celebraram o seu vigésimo aniversário com o lançamento do seu primeiro CD, “Carpe Diem”, e têm espalhado toda a sua música a várias partes do globo, incluindo Portugal Continental e Insular, Estados Unidos ou México.
Chegados directamente do México, fundados em 2007 e formados por alunos e antigos alunos da Universidade Autónoma de Guerrero, a Tuna de Guerrero UAGro chega à Península Ibérica para participar, não só no Certamen Internacional de Tunas Barrio del Carmen, mas também no II Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas.
De Málaga, composta por antigos tunos universitários, cada um deles com décadas de vida tunae, La Malacitana apresenta-se em Guimarães prometendo “qualidade musical e a sua característica energia”.
Fundados em 2005 e com o intuito de juntar académicos e ex-académicos da cidade do Porto e arredores, a Tuna do Distrito Universitário do Porto apresentam-se como uma tuna “diferente no paradigma da Invicta, onde tradicionalmente as tunas eram de faculdades ou universidades específicas”.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 2, 2023
O Ases Santa Eufémia venceu o Longos por 1-3 em jogo a contar para a nona jornada da Série C da I Divisão da AF Braga.
Dezembro 2, 2023
O Vitória triunfou no Algarve por 2-1 contra o Farense. Tomás Ribeiro e Jota Silva foram os autores dos golos.
Dezembro 2, 2023
As Jornadas do Grande Órgão Histórico 2023 comemoram o 10º Aniversário do restauro deste órgão monumental, o maior órgão histórico do Norte de Portugal.