Entradas gratuitas e outras atividades para celebrar Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional do Museus celebra-se a 18 de maio com entradas gratuitas em alguns museus de Guimarães. “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” é o mote para a celebração deste dia.

© Joana Meneses/Mais Guimarães

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) vai comemorar o Dia Internacional dos Museus com entradas gratuitas ao longo de todo o dia 18 de maio, visitas orientadas às 10h00, 11h00 e 14h30 e uma oficina de artes plásticas, “Sorte ao Desenho, Desenho à Sorte”, às 16h00, atividades com participação igualmente gratuita.

A oficina de artes plásticas é dirigida a maiores de seis anos e desafia e interroga os mais novos perante a possibilidade de encontrar objetos mágicos dentro de um museu, descobrindo que objetos são esses e o que têm de tão especial, revelando o que podemos aprender com eles se conseguirmos acreditar no poder da magia, da criatividade e da imaginação.

Será ainda realizada a segunda sessão do “Laboratório Vivo” em parceria com a Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Minho e disponibilizada a conversa online “Fricções: Reescrever o museu”, com Maria Vlachou e Gisela Casimiro, a partir das 19h00, na página de facebook do museu. 

Ainda antes da celebração do Dia Internacional dos Museus, este sábado, 15 maio, às 17h00,  o CIAJG convida o público a participar numa conversa  em torno da exposição “Complexo Colosso”.  No dia seguinte, 16 de maio, às 11h00, os Domingos nos Museus regressam ao CIAJG com a oficina de artes plásticas “Viagem ao Oriente”, orientada por Catarina Braga.

Museus Alberto Sampaio e Paço dos Duques com entrada gratuita

No dia 15, sábado, o Museu Alberto Sampaio estará aberto ininterruptamente das 10h00 às 22h30, com entrada gratuita a partir das 18h00. No dia 18, terça-feira, a entrada será livre durante todo o dia.

Os visitantes poderão realizar algumas atividades, também gratuitas, que exploram a arte e o património através do recurso às novas tecnologias. É também possível celebrar o dia em casa, descobrindo o Museu através da visita virtual disponível do site.

Já o Paço dos Duques propõe uma visita com recurso às novas tecnologias, usando apenas o telemóvel para ler o código QR que se encontra em todos os espaços visitáveis, tendo acesso à informação sobre as salas e o seu acervo.

No dia 15 de maio, além da entrada gratuita até às 22h00, haverá um teatro de marionetas intitulado “O Afonso e a Constança, Duques de Bragança”, com duas sessões disponíveis, às 21h00 e às 21h30.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?