Entre o Coronavirus e a Teia da Esperança
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio.
Guimarães, o país e o mundo estão mergulhados em angústia. A pandemia da covid-19 promete fazer milhões de vítimas nos 05 continentes.
Esta ameaça obrigou-nos ao recolhimento, a ficarmos enclausurados nas nossas casas, de modo a limitarmos a propagação do coronavírus. O objetivo primeiro é evitarmos que os nossos serviços de saúde não colapsem no pico de afluência aos hospitais, agora previsto para meados de maio. A maioria de nós será infetada, a maioria de nós não terá problemas significativos, mas os mais velhos preocupam-nos de sobremaneira.
Estamos longe da família e dos amigos, da outra família que escolhemos, e isso custa-nos. Estamos, simultaneamente a recuperar o gosto pelas coisas simples e belas da vida, como estar em família, a valorizar os beijos e abraços que agora não podemos dar com a mesma tranquilidade aos que amamos. A probabilidade de sairmos disto doridos mas ainda melhores pessoas é muita. Aproveitemos este tempo para pensar nas mudanças. Este é também tempo de esperança.
A Teia da Esperança
A teia tecida
nas noites de esperança,
rasgada e ferida,
segue a nossa andança.
E juntos, mãos dadas,
olhamos pra ela,
vontades paradas,
quais barcos sem vela.
Amigo, que o braço
cansado de tédio
ergamos no espaço!
É esse o remédio.
Depois de cerzidas,
não ficam marcadas
profundas feridas
em teias rasgadas!
Isabel Gouveia, in “Poemas Vários (1950-1975)”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
Domingos Bragança concorda que o concelho precisa de uma agência para a captação de investimento, mas já não vai acontecer nos meses que lhe restam como presidente da Câmara.
Outubro 15, 2024
Ao serviço da Seleção Nacional de Sub-18, Afonso Meireles participou na conquista do Torneio das Quatro Nações. O médio vitoriano foi chamado em todos os jogos, tendo sido titular no segundo e terceiro duelos.
Outubro 15, 2024
Cerca de 80 pessoas marcaram presença no jantar do Primeiro Aniversário do Clube Atlético Santa Marinha da Costa realizado na Penha na noite do passado sábado, 12 de outubro.