Escapadinhas de outono em Portugal

No outono a natureza ganha uma nova cor, às vezes chove outras vezes faz sol. As folhas das árvores brilham e cheira a terra molhada.

Partilhamos consigo alguns locais de Portugal que deve visitar no outono.

Peso da Régua

Situado no norte do país, Peso da Régua está repleto de vinhas, quintas, casas senhoriais, palacetes, museus e miradouros. Com o rio Douro a fazer parte da paisagem, esta pequena cidade é detentora de um rico património e de paisagens para admirar. Pode, por exemplo, subir ao miradouro de São Leonardo de Galafura e consegue ter uma vista desafogada da região. Pode ainda desfrutar de um passeio de barco, ou simplesmente explorar os monumentos dispersos pelo centro da cidade e deliciar-se com a gastronomia típica.

Gerês

O Gerês não são só as cascatas no verão. Nesta zona existem muitos outros locais que podem e devem ser visitados, e o outono é uma boa estação para isso. O Santuário de Senhora da Abadia vive de uma atmosfera calma e de silêncio. O Parque Nacional da Peneda Gerês é também um ótimo local para fazer caminhadas no meio da natureza. Aqui poderá ainda percorrer um trilho chamado “7 pontes”. Na aldeia de Pitões das Júnias pode observar as casas em pedra, os campos verdes e tem ainda uma vista para os picos mais altos da Serra do Gerês. Pedra Bela é o miradouro mais visita na Serra, aqui tem também uma vista sobre as montanhas.

Serra da Estrela

Serra da Estrela é sinónimo de inverno e de neve, mas engane-se. Este local do nosso país também bons locais para passear e apreciar as cores de outono. A Rota das Faias, situada em Manteigas, é um percurso pedestre sinalizado de 5,4Km. Neste bosque o dourado é o tom predominante da paisagem. Covão de Ametade é outro recanto da Serra da Estrela. Fica perto da nascente do rio Zêzere, que corre entre as montanhas.




Castelo de Vide

Castelo de Vide é uma vila portuguesa no distrito de Portalegre, rodeada por 2,5km de muralhas. Está repleta de vestígios arqueológicos do século XVI e conta com diversas atrações no centro histórico, como o Castelo, fontes, museus, jardins e igrejas. Pode e deve deliciar-se com a gastronomia típica de Castelo de Vide, como a açorda ou as migas.

Sintra

A cidade de Sintra conta com paisagens deslumbrantes durante todo o ano, mas é particularmente encantadora no outono, com as suas cores alaranjadas. O Parque Nacional da Serra de Sintra é um sítio espetacular para ver essas mesmas cores. Aqui poderá encontrar palácios encantadores, rodeados por jardins. O mais conhecido é o Palácio da Pena, colorido e que foi erguido durante o século XIX. Não pode sair de Sintra sem provar o famoso doce “travesseiro”.

Aljezur

Aljezur, distrito de Faro, tem uma ligação forte entre a natureza e o desporto. O local oferece diversas atividades para serem desfrutadas, tais como BTT, pesca, equitação e simples passeios pela natureza. Esta vila algarvia conta com diversos museus para visitar que se encontram no centro histórico, e um castelo mouro do século X. Apesar do outono não convidar a mergulho, pode sempre fazer uma passeio pelas praias e observar o pôr-do-sol que se esconde entre a serra e o mar.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?