Escola de Engenharia da UMinho celebra 50 anos com lançamento de livro de memórias
Será apresentado no próximo dia 7 de janeiro, às 16h00, no espaço B-Lounge da biblioteca geral do campus de Azurém, em Guimarães.

© UMinho
Com 182 páginas, a obra reúne testemunhos de todos os antigos presidentes da escola, incluindo o atual reitor da UMinho, Pedro Arezes, que fará a apresentação oficial do livro. Esta publicação sucede à edição comemorativa dos 25 anos da EEUM e retrata a evolução, os desafios e a projeção da escola ao longo destas cinco décadas.
Na véspera, dia 6 de janeiro, o campus de Gualtar, em Braga, será palco da iniciativa “Engenharia & Arte”, que visa aproximar as duas áreas. Também às 16h00, no B-Lounge, será inaugurada a exposição de pintura “Entre-linhas”, do professor aposentado da EEUM Mário Lima, que depois de uma carreira na Engenharia Mecânica descobriu na pintura uma nova forma de expressão. Ainda nesta sessão será apresentado o livro de poesia “Meu Nome é Ninguém”, de Luís Soares Barbosa, professor catedrático de Engenharia Informática da EEUM e poeta premiado, com uma obra inspirada, entre outros, pela poeta Emily Dickinson.
Os eventos comemorativos têm entrada livre, sujeita à lotação do espaço. O programa do cinquentenário da EEUM continua ao longo do ano com outras atividades previstas: em janeiro, a tertúlia “Engenharia e ética na IA”; em fevereiro, o Dia do Emprego e a Cerimónia de Graduação; em março, uma mesa-redonda sobre Engenharia e sustentabilidade; e para encerrar, um concerto no Theatro Circo, em Braga. Desde abril do ano passado, as celebrações já passaram por espetáculos musicais, lançamentos de livros, exposições, debates, piqueniques, mostras de start-ups e ações solidárias.
Com 7.800 estudantes distribuídos por 84 cursos nos campi de Guimarães e Braga, a EEUM é a maior escola da UMinho e uma referência na formação e na transferência de conhecimento e tecnologia. Conta com nove departamentos e nove centros de I&D, envolvendo 263 docentes de carreira, 132 doutorados e mais de 100 técnicos. Entre os seus avanços recentes destacam-se a criação dos cursos de Engenharia Aeroespacial e Ciência de Dados, a crescente produção científica — com 37 investigadores entre os mais citados mundialmente — e a participação em 18 agendas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 18, 2026
A CDU manifestou preocupação com o novo adiamento das obras de requalificação da Unidade de Saúde Familiar de Ronfe, depois de ter sido confirmado, na reunião de Câmara de segunda-feira, pelo presidente da Câmara de Guimarães, Ricardo Araújo, que a intervenção não será executada nos termos previstos.
Fevereiro 18, 2026
Após a detenção, foram notificados para comparecer nos respetivos tribunais, onde irão responder pelo crime de condução ilegal.
Fevereiro 18, 2026
Os sócios do Moreirense poderão assistir ao encontro gratuitamente, mediante a apresentação do cartão de sócio com a quota de fevereiro regularizada.
Fevereiro 18, 2026
A A Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho volta a organizar o Cidade Berço - Festival de Tunas Académicas, devolvendo à cidade de Guimarães um dos eventos mais emblemáticos da cultura académica minhota.
Fevereiro 18, 2026
A partida está marcada para sábado, 21 de fevereiro, às 20h30, no Estádio Municipal de Braga.
Fevereiro 18, 2026
Guimarães vai marcar presença na Navartur, Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre em Pamplona entre 20 e 22 de fevereiro, reforçando a promoção do destino junto do mercado espanhol, reconhecido pela elevada capacidade de consumo turístico e interesse por experiências culturais e gastronómicas.





