Esplanadas maiores e isenção de taxas: Câmara apresenta medidas para apoiar restauração (e não só)
Medida será deliberada e votada na próxima reunião do executivo municipal.

Conjunto de medidas será deliberado e votado na próxima reunião do executivo municipal.

Com a reabertura dos estabelecimentos de restauração, haverá uma redução na lotação dos mesmos. Para minimizar esse impacto, a Câmara Municipal de Guimarães apresentará uma proposta na próxima reunião do executivo. De acordo com comunicado enviado pelo município, “está previsto o aumento das áreas permitidas para instalação de esplanadas, até um máximo de 100% do espaço licenciado”.
Recorde-se que Domingos Bragança referiu, na entrevista inserida no programa “Em casa, à conversa com…”, a necessidade de “haver regras muito bem definidas para o espaço de ocupação” das praças vimaranenses: “Onde pudermos, dobraremos o espaço e abrimos uma exeção”, disse o presidente. Uma das medidas patentes na proposta, e no seguimento da ocupação do espaço público, é a “atribuição pontual e excecional de licenças para instalação de esplanadas a estabelecimentos de restauração e bebidas e/ou de empreendimentos turísticos que de momento não dispõem destes equipamentos”, lê-se no mesmo comunicado. Assim, desde que garantidas as condições de circulação e segurança, lugares de estacionamento poderão vir a ser ocupados com estrados para esplanadas.
Por outro lado, cada estabelecimento situado no Largo da Oliveira ou na Praça de Santiago receberá uma planta com “área de extensão possível, que terá em conta uma distribuição equitativa dos espaços atribuídos”. A isenção do pagamento de taxas da ocupação de espaço público “com toldos e esplanadas” também faz parte da proposta, sendo esta medida prolongada até 31 de dezembro deste ano.
Para os estabelecimentos de restauração e bebidas interessados, que deverão privilegiar a ocupação do espaço exterior, será disponibilizado um formulário no site da Câmara Municipal.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 19, 2025
A associação Curtir Ciência alterou a sua denominação para deixar de fazer referência à Rede Ciência Viva, da qual deixou de fazer parte em março do ano passado, por não preencher as condições.
Abril 18, 2025
Na próxima jornada, a equipa de Moreira de Cónegos recebe o Nacional, dia 27.
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.