ESTÁ AÍ O “KIT RECÉM-MOREIRENSE”, UM INCENTIVO À NATALIDADE E À ADOÇÃO

Deferido o pedido de atribuição do incentivo, o kit será constituído “por bens considerados necessários e adequados, adquiridos pela Junta de Freguesia”.

“O sítio geográfico e a realidade leva-nos a pensar no futuro”, assinala o autarca  © Mais Guimarães

Do início do ano até hoje, dia 27 de dezembro, morreram 65 pessoas em Moreira de Cónegos e houve apenas 10 batizados. “Isto assusta-nos”, afirma o presidente da Junta de Freguesia, António Brás. Por isso, entra em vigor em Janeiro de 2020 uma medida de incentivo à natalidade e à adoção.

Criado pela Junta de Freguesia, o “Kit Recém-Moreirense” é direcionado a “cidadãos ou agregados familiares residentes em Moreira de Cónegos no mínimo há seis meses contínuos, contados da data do nascimento da criança (ou data de adoção)”. Deferido o pedido de atribuição do incentivo, será entregue o kit, constituído “por bens considerados necessários e adequados, adquiridos pela Junta de Freguesia”.

Esta medida visa também incentivar a população (em especial os mais novos) a fixar-se neste território situado a dez quilómetros da cidade-berço, mas também próximo de concelhos como Santo Tirso e Vila das Aves. É que segundo o autarca, a geografia faz com que seja mais fácil para os jovens procurar oportunidades nas localidades vizinhas. “[Existe] a realidade da falta de habitação, que leva os nossos jovens a trocar Moreira de Cónegos por outras freguesias e concelhos vizinhos”, assinala António Brás.

Salientando que foi nesta vila onde mais se sentiram os efeitos da crise da indústria têxtil, o autarca diz que esta medida é “uma provocação ao sentimento de cada um”. “O sítio geográfico e a realidade leva-nos a pensar no futuro”, assinala.

Em comunicado, a Junta de Freguesia frisa que “este regulamento propõe um âmbito alargado”, e estende os incentivos aos casais que optem pela adoção. Está disponível a qualquer família residente em Moreira de Cónegos, independentemente dos seus rendimentos. O pedido de atribuição do incentivo deverá ser apresentado no expediente da Junta de Freguesia.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

SUBSCRIÇÃO GRÁTIS

RECEBA O JORNAL MAIS GUIMARÃES

NO SEU EMAIL

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?