Abril com cantigas de maio
ESTE FIM DE SEMANA, TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR AO MUSEU DO FUTURO

Programas diversos entre hoje e amanhã.

barraciajg
© Direitos Reservados

Este sábado e domingo, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIJAG) e a Casa da Memória vão ser habitados por novas exposições, espetáculos de teatro e música, conferências, visitas e oficinas, para todos os públicos. “Museu do Futuro #1”. Assim se designa o programa que se apresenta como “um convite aberto à comunidade, de verdadeira fruição dos museus da cidade, e do futuro”, descreve A Oficina. A primeira proposta deste sábado tem a assinatura de Tânia Dinis, criadora que venceu a 2ª Bolsa de Criação do PACT – Plano de Apoio à Criação Territorial, promovido pelo Teatro Oficina. Tânia Dinis apresenta Álbuns da Terra na Casa da Memória, às 11h00 e às 15h00, um projeto que atravessa diversas perspetivas e campos artísticos, como o da fotografia, o da performance e o do cinema.

Às 14h00, tem início Atlas Revisitado, uma oficina de imagem e representação, orientada por Melissa Rodrigues, na Sala da Máscaras do CIAJG. A partir das 17h00, haverá uma conferência da artista Fernanda Fragateiro que, depois de expor no CIAJG a sua obra “Caixa para Guardar o Vazio”, falará agora sobre as matérias, as metodologias e os processos inerentes ao seu trabalho. No final da tarde deste sábado, as atenções viram-se para a Casa da Memória, onde Gil Mac – artista vencedor da 2ª Bolsa de Criação do PACT apresentará “Pátria”, uma visita performativa que percorre a Casa da Memória, onde outrora existiu a Fábrica de Plásticos Pátria.

À noite, marca-se a inauguração de Caos e Ritmo, o mais recente ciclo expositivo do CIAJG, com início às 21h30. A mostra desenha um círculo e enuncia um regresso a Para Além da História, exposição que fundou o CIAJG em 2012. Em exposição vão estar peças de vários artistas: José de Guimarães, André Príncipe, Mesquitela Lima, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Rosa Ramalho, Quintino, Susana Chiocca, Skrei, Agostinho Santos, Hugo Canoilas, Franklin Vilas Boas, e ainda a Coleção de Arte Popular de Agostinho Santos e as Coleções de Arte Africana, Arte Pré-Colombiana e Arte Antiga Chinesa de José de Guimarães. A noite terminará a partir das 23h00, ao som de Plantasia, de Bruno Pernadas e Moullinex, que revisitam o álbum composto em 1976 por Mort Garson.

A manhã de domingo é destinada às famílias. A partir das 10h00, o público é convidado para uma nova sessão da oficina de imagem e representação, Atlas Revisitado. Em simultâneo, é também disponibilizada uma visita à Casa da Memória, guiada por Francisco Neves. Às 11h00 segue-se uma visita orientada por Rita Senra ao recém-inaugurado ciclo expositivo do CIAJG. A 1ª edição do ‘Museu do Futuro’ termina com uma oficina de reciclagem de plástico, da Precious Plastic.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Cantigas de Maio
Jom
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES