ESTUDO SOBRE AS EMPRESAS FAMILIARES É APRESENTADO HOJE EM GUIMARÃES

Esta quarta-feira, dia 19 de setembro, decorre a apresentação do Seminário Internacional “Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas – Mapeamento, Profissionalização e Inovação”, na Plataforma das Artes, das 09h00 às 18h00.

 

 

Terá lugar a 19 de setembro, quarta-feira, entre as 09h00 e as 18h00, na Plataforma das Artes e da Criatividade, o Seminário Internacional “Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas – Mapeamento, Profissionalização e Inovação” organizado pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-UMinho) em copromoção com a Associação Empresarial de Portugal e financiado pelo NORTE 2020/FEDER, suportado no mapeamento de mais de 41 mil empresas familiares da região Norte.

A investigadora da Universidade do Minho e responsável pelo projeto, Ana Paula Marques, explicou que o estudo é um resultado de um trabalho de dois anos e o objetivo passou por “identificar e mapear as empresas familiares na região Norte, avaliar o seu impacto na economia local, nacional e internacional”.

O evento contará com conferencistas internacionais e nacionais na discussão e reflexão sobre os fatores críticos de inovação e profissionalização das empresas familiares. O programa foi elaborado com vista a promover a diversidade temática e abordagens dinâmicas orientadas para questões da atualidade.

De manhã, Manuel Bermejo, professor do Instituto de Empresas da Business School, fará a conferência de abertura e abordará a temática central da governance das empresas familiares.

À tarde, a investigadora da UMinho e coordenadora do projeto Roadmap, Ana Paula Marques, apresentará os resultados do estudo, seguindo-se uma mesa redonda com José Paulo Esperança, diretor da Business School do ISCTE – IUL, Ester Silva, vice-presidente da Comissão Coordenadora da Região Norte (CCDRN) e Manuel Carvalho da Silva, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. A discussão será moderada por Isabel Furtado, CEO da Têxtil Manuel Gonçalves (TMG).

Em simultâneo decorrerão quatro sessões temáticas paralelas ao longo do dia: “sucessão e liderança da propriedade”; “governance e família empresária”; “internacionalização, financiamento e redes”; “comunicação e gestão de conflitos”, serão as dimensões temáticas em discussão.

A conferência será encerrada pela Secretária de Estado da Indústria Ana Teresa Lehmann, por Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP, Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães e Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?