Autarquia sugere criação de Gabinete de Apoio ao Cuidador

© Mais Guimarães

O executivo municipal vai votar, na próxima reunião de Câmara, a criação do programa “Guimarães Concelho Cuidador”.  O programa inclui a criação de uma estrutura física, o “Gabinete de Apoio ao Cuidador” e será apreciado na reunião municipal da próxima segunda-feira, 18 de maio.

Segundo a agenda da reunião municipal, o gabinete tem como objetivo “apoiar os cuidadores que a ele recorram, bem como apoiar a ação desenvolvida pelas instituições cuidadoras”. A ser aprovado, o gabinete funcionará com a coordenação da Câmara Municipal de Guimarães e a gestão funcional da Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), nas instalações da CVP, pelo menos dois dias por semana, com o apoio de um recurso humano qualificado na área da psicologia cedido pela CVP.

De uma forma geral, o programa “Guimarães Concelho Cuidador” tem como desígnio a criação de “um consórcio de parceiros” que, em conjunto, vá ao encontro das “necessidades dos cuidadores e pessoas cuidadas residentes em Guimarães e garanta um apoio efetivo a esta população”. Além disso, pretende: “proporcionar às entidades locais que já desenvolvem trabalho de apoio aos cuidadores, recursos que complementem e reforcem a sua atividade; planear e organizar o processo de apoio à população-alvo deste programa, tornando-o célere, eficaz e convergente; capacitar os cuidadores para uma melhor prestação de cuidados e prevenir o risco de sobrecarga”, pode ler-se na ordem de trabalhos.

O Programa irá versar sobre três áreas: a área do conhecimento; do apoio jurídico e da identificação de recursos; da capacitação e, por fim, da comunicação e divulgação.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?