Executivo Municipal de Guimarães aprova personalidades a distinguir no Dia Um de Portugal

A Câmara de Guimarães aprovou, na reunião do Executivo, realizada esta segunda-feira, 2 de junho, a atribuição de Medalhas Honoríficas Municipais a várias personalidades e entidades, no âmbito das comemorações do 24 de Junho – Dia Um de Portugal.

© CMG

A proposta, apresentada com base no Regulamento de Atribuição de Medalhas Honoríficas Municipais, foi aprovada por unanimidade, através de voto secreto. Entre os distinguidos com a Medalha de Honra do Município estão Alberto Martins, ex-ministro e figura marcante da vida política nacional; Maria José Fernandes, presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; Mohan Munasinghe, economista e ambientalista de renome internacional, distinguido com o Prémio Nobel da Paz enquanto membro do IPCC; e Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho.

Segundo o texto aprovado, a decisão baseia-se nos “relevantes contributos das entidades em apreço e na especial oportunidade da sua atribuição no corrente ano”, estando preenchidos os critérios de excecionalidade previstos no regulamento municipal. Foram ainda aprovadas Medalhas de Mérito Municipal em várias categorias. Na área do Mérito Social será distinguido António Lourenço; no Mérito Cultural, Fernando Capela Miguel e Luís Mendes Almeida; e no Mérito Profissional, Noé Diniz.

A cerimónia de entrega das distinções terá lugar no próximo dia 24 de junho, data em que se assinala o Dia Um de Portugal — uma celebração identitária para Guimarães, evocando a Batalha de São Mamede, travada em 1128, momento central no processo de formação da nacionalidade portuguesa.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS