EXECUTIVO VOTA REDUÇÃO DE 30% NOS PASSES DOS RESIDENTES DA CIM DO AVE

A medida será sujeita ao voto dos vereadores da Câmara Municipal de Guimarães na próxima reunião do executivo, agendada para a próxima segunda-feira, 09 de março.

O executivo vimaranenses irá votar, na próxima reunião municipal, uma redução tarifária no serviço público de transporte de passageiros. A diminuição corresponde a um desconto de 30% nos passes mensais de todos os residentes do território da Comunidade Intermunicipal do Ave, nas deslocações municipais, intermunicipais e inter-regionais.

Por viagens intermunicipais leiam-se viagens com origem e destino nos concelhos da CIM do Ave e por viagens inter-regionais são percursos com origem nos concelhos da CIM do Ave e destino noutra Comunidade Intermunicipal ou Área Metropolitana.

Trata-se de uma medida adicional inserida no Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que contempla, desde 2019, quatro medidas, sendo que três delas são voltadas para a comunidade estudantil.

A medida surge depois, em reunião de Conselho Intermunicipal da CIM do Ave, de 31 de janeiro de 2020, ter sido aprovada, por unanimidade, a afetação de uma verba de cerca 650 mil euros dotação a atribuir pelo Fundo Ambiental à Autoridade Intermunicipal de Transportes (AIT) da CIM do Ave, destinada a esta redução.

Segundo informação presente na agenda da próxima reunião municipal, a medida pretende “uma ação de redução tarifária transversal a todos os utentes, por forma a atrair mais utilizadores para o serviço público de transporte de passageiros” e entrará em vigor, previsivelmente, a partir de abril de 2020.

A restante verba, que se estima ser de cerca de um milhão de euros, será distribuída pelos municípios, com base nos critérios utilizados em 2019. A Guimarães, enquanto Autoridade de Transportes, cabe o montante de cerca de 377 mil euros.  

A Comunidade Intermunicipal do Ave é constituída pelos seguintes municípios: Cabeceiras de Basto; Fafe; Guimarães; Mondim de Basto; Póvoa de Lanhoso; Vieira do Minho; Vila Nova de Famalicão; Vizela.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?