Exposição apresenta retalhos da história de Guimarães
Está aberta uma exposição, na Junta da União de freguesias da cidade, que retrata a história da cidade berço. É possível visitar a exibição até dia 03 de setembro.
“Do céu à terra, de vila a cidade, Guimarães agradecido” é uma exposição que representa a história da Guimarães. Pode ser visitada na sede da junta de união de freguesias da cidade.
A exposição é uma parte colecionável do vimaranense António Meireles Martins e apresenta peças que representam a história de Guimarães, desde a fundação da cidade até à atualidade.
Com a exposição, o colecionador procura atrair novos públicos: “Isto é a base do que poderá levar às visitas daqueles que não se interessam pelas coisas que estão nos museus”, expressou o vimaranense. “Nos museus não aparece nada disto”, rematou.
Além disso, a exposição demonstra artigos relacionados com personalidades que se tornaram importantes para a fundação e o desenvolvimento da cidade berço, nomeadamente D. Afonso Henriques, Mumadona Dias, Gil Vicente, Santa Maria de Guimarães, D. Maria e D. João I.
É possível visitar a exibição na sede da Junta de União de Freguesia de Oliveira do Castelo, São Sebastião e São Paio, até dia 03 de setembro, entre as 09h30 e as 12h30 e as 14h30 e 17h30.
Foi com 20 anos que António Meireles Martins começou a ganhar o gosto pelas coleções, ao “coordenar e a dar um pouco de história” às suas peças. Começou por procurar “relíquias que habitualmente não se encontram”, mas que são importantes para relatar a história de Guimarães.
As exposições “deviam chegar mais perto do povo no sentido de se inteirar do que faz parte da nossa história, e que se não se fizer hoje, que me parece que a mocidade não quer saber, vai perder-se muita da história física que pode ser apresentada”, atentou o colecionador.
António Meireles Martins lamentou ainda que a sua exposição não possa ser concebida num espaço maior, onde seja capaz de exibir mais peças da sua coleção privativa.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 5, 2024
Após cinco jogos sem conhecer o sabor da Vitória, os cónegos entraram pressionados no encontro deste sábado frente ao Santa Clara. Sem César Peixoto no banco, por castigo, a equipa do Moreirense garantiu os três pontos através de um golo solitário de Benny.
Outubro 5, 2024
O Vitória Sport Clube quer retomar o caminho dos triunfos no campeonato frente ao Boavista. O encontro com os axadrezados é neste domingo, pelas 15h30, no estádio D. Afonso Henriques.
Outubro 5, 2024
Três miniautocarros elétricos vão fazer transporte de passageiros, a pedido, nos horários e nas zonas do concelho que não têm cobertura pela Guimabus e pela Ave Mobilidade.