Exposição de Camélias embeleza Convento de Santa Clara
A exposição estará aberta ao público este domingo, até às 17h00, com entrada gratuita.

© CMG
A tarde de sábado, dia 15 de fevereiro, foi de muita cor na XII Exposição de Camélias de Guimarães, que reúne especialistas, cultivadores de camélias. Um momento que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, que procedeu à entrega de prémios que distinguiu quatro categorias (Melhor Camellia de Origem Portuguesa, Melhor Conjunto Floral, Melhor Caméllia Japónica, Outras Espécies ou Híbridos do Género Camellia) e ainda uma Menção Honrosa.
O edil, Domingos Bragança lembrou o percurso de Guimarães que lhe conferiu o título de Capital Verde Europeia 2026, e anunciou que, para o ano, a Exposição de Camélias terá uma projeção internacional, dignificando “um evento que mostra o que de mais bonito existe em cada uma das espécies cultivadas”. Por sua vez, Sara Afonso, presidente da Associação Portuguesa das Camélias, regozijou-se com a participação e afluência de visitantes, no que considerou “um dia inesquecível”. “Enche o coração ver tanta gente nesta exposição”, disse.
Os vencedores foram: Melhor Camellia de Origem Portuguesa – Ernesto Amorim – Santo Tirso; Melhor Conjunto Floral – Casa Fonte Santa – Guimarães; Melhor Camellia Japónica – Viveiros Mário Mota – Vina Nova de Gaia; Outras Espécies ou Híbridos do Género Camellia – Camélias Park Flavius – Guimarães; Menção Honrosa – Pilar Bargiela Rodriguez – Porriño, Espanha.
Hoje à tarde, a gastronomia ganha destaque com a atividade “Flor a Flor: doces manifestações do património floral do Minho na cozinha”, um showcooking e prova de chás dinamizado pelos projetos Cor de Tangerina e Chá Camélia.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Março 21, 2026
A Santa Casa da Misericórdia de Guimarães assinalou, na manhã deste sábado, 21 de março, um novo capítulo da sua história com a tomada de posse dos órgãos sociais eleitos para o quadriénio que se prolongará até dezembro de 2029. A cerimónia decorreu na Igreja de Santo António dos Capuchos, num momento solene que reuniu representantes institucionais, membros da irmandade e diversas figuras da sociedade vimaranense.
Março 21, 2026
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) inaugura na tarde deste sábado, 21 de março, a partir das 17h00, um novo ciclo expositivo que marca o arranque da direção artística de Miguel Wandschneider.
Março 21, 2026
A ACFN - Associação de Comissões de Festas Nicolinas reuniu em Assembleia Geral nesta sexta-feira, dia 20 de março, na Casa Mãe das Festas Nicolinas, a Torre dos Almadas.
Março 21, 2026
O juiz reconheceu razão aos motivos invocados pela Riopele para impugnar a venda.
Março 20, 2026
Guimarães recebeu esta sexta-feira o III Encontro Nacional de Guarda-rios, uma iniciativa promovida pela Vitrus Ambiente, que reuniu profissionais e especialistas de todo o país para debater o presente e o futuro da proteção das linhas de água.
Março 20, 2026
Guimarães assinalou os 25 anos do Espaço Municipal para a Igualdade (EMI) com a iniciativa “25 anos, 25 vozes”, que decorreu no Centro Cultural Vila Flor e marcou o arranque de um programa comemorativo a desenvolver ao longo de 2026. A sessão destacou o percurso de um serviço considerado essencial na promoção da igualdade, prevenção da violência doméstica e apoio às vítimas.





