Exposição retrospetiva da Feira Afonsina nos Jardins do Paço dos Duques
Pode ser visitada até domingo, dia 27 de junho.
Os jardins do Paço dos Duques de Bragança estão ocupados com nove espaços expositivos para fazer o público viajar no tempo. A exposição retrospetiva da Feira Afonsina desde a sua primeira edição, em 2011, até 2019, pode ser visitada até domingo, dia 27 de junho.
Foi criada, em 2011, a Feira Afonsina, “uma feira de época ímpar”, lê-se na exposição. Um evento que tem, na sua génese, a história da origem de Portugal até à sua unificação.
O primeiro espaço que visitamos, os projetos, leva o visitante a viajar até ao pensamento dos criadores da recriação histórica. Segue-se a história, ou a contextualização histórica, que mostra o que serviu de base para definição dos temas e espetáculos abordados na Feira Afonsina.
Passamos entre assaltos a castelos e batizados reais, cercos, torneios e tratados entre monarcas medievais, e chegamos aos espetáculos de recriação. O terceiro ponto da exposição transporta-nos para o interior de um ecrã para recordarmos todos estes momentos.
As áreas temáticas levam-nos a mergulhar na época medieval, levando-nos para um imaginário primordial, “uma narrativa de um povo”. “Quando se fala em idade média, nada nos desvia o pensamento das tabernas da plebe ou dos banquetes reais”, lê-se no ponto da gastronomia.
Não esquecendo o voluntariado, existe um espaço dedicado ao agradecimento a todos os voluntários que participaram na Feira Afonsina ao longo destas nove edições. A visão do público, o envolvimento local e curiosidades são outros três espaços na exposição retrospetiva.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 21, 2025
A cidade de Guimarães será palco de uma nova ação de formação destinada a profissionais do setor do turismo que desejam aprimorar suas competências no atendimento e serviço em língua espanhola. O curso terá a duração de 25 horas e acontece no mês de fevereiro.
Janeiro 21, 2025
De 27 de fevereiro a 01 de março de 2025, as portas do Laboratório da Paisagem abrem para o II Encontro Internacional de Educação Ambiental de Guimarães, com foco na interseção entre Inteligência Artificial (IA) e Educação Ambiental.
Janeiro 21, 2025
Em fevereiro, os jovens vimaranenses terão a oportunidade de explorar competências, refletir sobre si mesmos e fazer novas amizades durante o Campo de Inverno 2025. A iniciativa, que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, é orrganizada pelo Município de Guimarães, em parceria com a Casa da Juventude.