Exposições sobre discos de vinil na Assembleia de Guimarães

É um conjunto de três exposições sobre capas de discos em vinil, atividades paralelas e complementares, promovida pela Assembleia de Guimarães.

© Direitos Reservados

A exposição divide-se em três momentos, com temáticas, estilos musicais e tempos diferentes. Os critérios utilizados são a relevância musical das obras e a estética que utilizam para se afirmarem.

No início da nova indústria musical a embalagem era meramente utilitária, mas foi evoluindo, posteriormente, para o registo informativo baseado na palavra e na imagem. A preocupação pelas capas dos discos começa então a ser real e efetiva. A capa não constituía somente um apelo visual à compra, mas, sobretudo, com a popularização das bandas de rock, uma afirmação de um estilo e de uma rebeldia que procurava ir de encontro ao inconformismo das novas gerações. A arte das capas tornou-se assim, progressivamente, além de um objeto estético, também um panfleto irreverente.

“A música começa na capa” procura realçar a história marcante que as capas dos discos fizeram na cultura musical e na sua afirmação. Vai estar patente até 26 de maio.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES