Exposições sobre discos de vinil na Assembleia de Guimarães
É um conjunto de três exposições sobre capas de discos em vinil, atividades paralelas e complementares, promovida pela Assembleia de Guimarães.

A exposição divide-se em três momentos, com temáticas, estilos musicais e tempos diferentes. Os critérios utilizados são a relevância musical das obras e a estética que utilizam para se afirmarem.
No início da nova indústria musical a embalagem era meramente utilitária, mas foi evoluindo, posteriormente, para o registo informativo baseado na palavra e na imagem. A preocupação pelas capas dos discos começa então a ser real e efetiva. A capa não constituía somente um apelo visual à compra, mas, sobretudo, com a popularização das bandas de rock, uma afirmação de um estilo e de uma rebeldia que procurava ir de encontro ao inconformismo das novas gerações. A arte das capas tornou-se assim, progressivamente, além de um objeto estético, também um panfleto irreverente.
“A música começa na capa” procura realçar a história marcante que as capas dos discos fizeram na cultura musical e na sua afirmação. Vai estar patente até 26 de maio.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 18, 2025
A PSP dá conta que também deteve indivíduos por condução sob efeito de alcool.
Março 18, 2025
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães vão celebrar o seu 148º aniversário ao longo do mês de março e abril com um vasto conjunto de iniciativas, convidando toda a população vimaranense a participar nos vários momentos da festa da Associação Humanitária.
Março 18, 2025
O Vitória vai cumprir, entre amanhã, quarta-feira, dia 19, e quinta-feira, dia 20, em Rebordosa, Paredes, mais uma etapa do Conquistadores on Tour.