Faleceu Delfim Rodrigues, antigo presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira
Faleceu esta sexta-feira, 16 de maio, aos 71 anos de idade, Delfim Rodrigues, antigo Presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, e coordenador nacional do Programa de Hospitalização Domiciliária.

© Direitos Reservados
Com uma carreira de mais de quatro décadas ligada ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), Delfim Rodrigues ocupou cargos de grande responsabilidade como Diretor Geral dos Hospitais, Diretor Geral de Saúde, Presidente da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, entre outros. Entre 2012 e 2018, foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, onde iniciou a sua atividade em 1984 e onde viria a falecer.
Licenciado em Direito e pós-graduado em Administração Hospitalar, destacou-se também na academia, como professor convidado, e na colaboração com organismos internacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde. Em 1987, foi distinguido pelo Presidente norte-americano Ronald Reagan no âmbito do programa “Hubert Humphrey” do Fulbright, que representou no sul da Europa. Em 2015, recebeu a Medalha de Ouro pelos serviços prestados à saúde e, em 2022, foi distinguido como Personalidade de Saúde do Ano.
A sua ação foi determinante na criação e implementação do Programa Nacional de Hospitalização Domiciliária, um dos projetos mais inovadores do SNS na última década.
Além da dimensão técnica e institucional, Delfim Rodrigues manteve uma ligação cívica ativa, tendo sido deputado municipal em Guimarães durante vários mandatos. Em nota de pesar, o PSD-Guimarães, que o considerava um dos seus históricos, lamentou a perda de “um ilustre vimaranense” com “um percurso cívico e profissional credor do mais rasgado elogio”. O presidente da concelhia, Ricardo Araújo, dirigiu palavras especiais à esposa, Maria da Cruz, e ao filho, Pedro Rodrigues, sublinhando a amizade e os ensinamentos que colheu do falecido.
Também a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) prestou homenagem, pela voz do seu presidente, Xavier Barreto, que o recordou como “um gigante da administração hospitalar” e “um homem bom, íntegro, educado e empático”.
Domingos Bragança realça o serviço público que Delfim Rodrigues prestou a Guimarães e a Portugal
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães quis também manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento de Delfim Rodrigues: “Manifesta pesar pelo seu falecimento, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências”.
O velório realiza-se a partir das 18h00, na capela mortuária de Santos Passos. O funeral realiza-se amanhã, sábado, com cerimónias fúnebres na Igreja dos Santos Passos, às 11h30. No final o corpo vai a sepultar no cemitério de Monchique.