Faleceu o padre António de Freitas Moreira
Na noite de ontem, 13 de julho, aos 99 anos.

padro antónio freitas moreira barra
O padre António de Freitas Moreira, figura incontornável de Candoso (S. Martinho) faleceu na noite de ontem, 13 de julho, aos 99 anos.

Ordenado sacerdote a 15 de agosto 1946, celebrou 75 anos de sacerdócio em 2021. Foi pároco de Paredes de Coura entre novembro de 1946 até 1956.
Entre 1951 e 1955 foi foi arcipreste dessa mesma vila. Foi, no entanto, a Candoso (S. Martinho) que dedicou grande parte da sua vida. Foi nomeado para esta paróquia a 11 de setembro de 1955 e por lá permaneceu até julho de 2015.
Foi dispensado, a seu pedido, por razões de saúde e de idade. No entanto, continuou a exercer funções de Órgão de Vigilância do Centro Social e Paroquial. Também nesta instituição António de Freitas Moreira deu significativas contribuições.
Ainda antes do 25 de abril de 1974, a Comissão da Fábrica da Igreja da Paróquia de Candoso São Martinho avançou para uma decisão histórica: a construção do primeiro Jardim de Infância no concelho de Guimarães. Alguns anos mais tarde, António de Freitas Moreira considerou ser a hora de a freguesia dar um novo passo no apoio social, com a construção do “ousado” Centro Paroquial e Social de Candoso S. Martinho, que juntou ao Jardim de Infância uma creche, uma pré-escola e um ATL, com capacidade de resposta para diversas freguesias do Arciprestado de Guimarães.
Nascido a 2 de dezembro de 1922 em São Romão de Arões, Fafe, o padre António de Freitas Moreira faleceu ontem aos 99 anos de idade. A missa exequial é celebrada às 18h00 de amanhã, sexta-feira, dia 15 de julho, em Candoso.
CR Candoso lamenta falecimento
O Clube Recreativo de Candoso recorreu às redes sociais para deixar uma nota de pesar pelo falecimento do padre António de Freitas Moreira. “Hoje o dia acordou mais triste”, começou por escrever, nas redes sociais, o Clube Recreativo de Candoso.
A instituição desportiva vimaranense lamentou, na manhã de hoje, o falecimento do padre António de Freitas Moreira, que descreveram como “o grande obreiro da nossa coletividade” e “o nosso melhor marcador.
O clube que se faz representar sobretudo no futsal, mas também no atletismo, assinala que “hoje a comunidade de Candoso, S. Martinho, perdeu o seu guia e bom pastor. Com 99 anos de idade, o padre António de Freitas Moreira foi pároco de Candoso durante grande parte da sua vida.