Feira semanal de Guimarães muda-se para o Campo de São Mamede em setembro
A transferência acontece a partir de 4 de setembro e será provisória, durante as obras de construção da nova cobertura do recinto.

@ CMG
A feira semanal de Guimarães vai mudar-se provisoriamente para o Campo de São Mamede a partir de 4 de setembro. A alteração decorre das obras previstas para o atual recinto da feira, onde será construída uma nova cobertura equipada com painéis fotovoltaicos. A intervenção deverá prolongar-se até dezembro, período após o qual a feira semanal deverá regressar ao seu espaço habitual.
Em declarações ao Mais Guimarães, Alberto Martins, Vereador do Ambiente na Câmara Municipal de Guimarães, explicou que a mudança resulta da necessidade de garantir condições de segurança e permitir o avanço dos trabalhos. A intervenção prevê a criação de uma cobertura fixa para o recinto, que será simultaneamente integrada num projeto de comunidade de energia.
A solução permitirá produzir energia através dos painéis fotovoltaicos instalados na cobertura, contribuindo para o fornecimento de energia a edifícios municipais.
Feirantes ficam isentos de taxas
Durante o período em que a feira estiver instalada no Campo de São Mamede, os comerciantes e feirantes ficarão isentos do pagamento das taxas municipais relativas aos lugares que ocupam. A medida resulta de um entendimento entre o Município e a associação representativa dos comerciantes e feirantes e pretende compensar os constrangimentos provocados pela mudança temporária de localização.
“É uma forma de mitigar os transtornos que já têm pela mudança lá para cima”, explicou Alberto Martins. O vereador destaca ainda que, concluída a empreitada, tanto os comerciantes como os visitantes passarão a beneficiar de melhores condições no recinto.
“Teremos uma cobertura fixa que irá também, para além da qualidade de energia, dar mais conforto, não só aos feirantes, mas também aos utilizadores da feira semanal”, afirmou. A nova estrutura será particularmente relevante durante os meses de inverno e em períodos de chuva, permitindo que a atividade da feira decorra com maior conforto e proteção.
“Vai e Vem” com objetivo diferente
A intervenção no recinto da feira implica também a perda temporária daquele espaço enquanto parque de estacionamento. É neste contexto que o Município está a preparar o projeto “Vai e Vem”, que permitirá ligar os parques junto ao Multiusos a diferentes zonas da cidade através de transporte gratuito.
Segundo Alberto Martins, o objetivo é permitir que quem se desloca ao Hospital, ao comércio ou aos serviços do centro possa deixar o automóvel nos parques do Multiusos e utilizar o transporte para chegar ao centro. A iniciativa pretende também contribuir para reduzir a pressão automóvel na zona da Avenida Mariana Felgueiras e nos acessos ao Hospital, sobretudo durante as horas de ponta.
O vereador adiantou que os detalhes do funcionamento do “Vai e Vem” estão ainda a ser ultimados pela área da Mobilidade da Câmara Municipal, devendo a autarquia e a vereadora com o pelouro da Mobilidade, Vânia Dias da Silva, apresentar e explicar, oportunamente, as condições exatas de funcionamento desta solução.





