Abril com cantigas de maio
Festa da Primavera na Montanha da Penha para celebrar biodiversidade

Este ano, a Montanha da Penha, em Guimarães, é o cenário da Festa da Primavera, que decorre neste fim-de-semana, 29 e 30 de março, e que é promovida pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio do Município de Guimarães, da Irmandade da Penha e da rede Urbact BiodiverCity.

© Helena Lopes / Mais Guimarães

Descentralizar e ir ao encontro daquilo que são as estratégias de Guimarães, é um dos propósitos da Festa da Primavera. “Tentamos sempre passar mensagens importantes tendo em vista aquilo que é o objetivo maior de Guimarães na transição climática e, portanto, serão este conjunto de oficinas que, por um lado, têm um carácter lúdico, por outro, de aprendizagem”, referiu Carlos Ribeiro, diretor executivo do Laboratório da Paisagem na apresentação da edição deste ano.

Durante dois dias, os visitantes vão poder usufruir de um programa repleto de iniciativas, que incluem concertos, oficinas criativas, percursos interpretativos, atividades de educação ambiental, exposições e jogos tradicionais.

No campo musical, o evento conta com atuações de Maria João Soares, André Ferreira, Mário Correia e Francisco Reis, além de um sunset com o DJ TT e uma performance da Escola de Dança Flávia Portes. A literatura também marcará presença, com sessões de Hora do Conto promovidas pela Biblioteca Raul Brandão. A Montanha da Penha será um cenário de beleza natural, e o Juiz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, lembrou que esta será também uma forma de celebrar os 30 anos do Teleférico de Guimarães.

Nesse sentido há viagens gratuitas de teleférico durante o fim-de-semana. Sábado e domingo, os interessados pode levantar os bilhetes no Posto de Turismo (Praça de S. Tiago) e no Laboratório da Paisagem. No sábado das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 17h00. No domingo, das 10h00 às 13h30. Ou então no Laboratório da Paisagem no sábado e domingo entre as 09h00 e as 18h00.

Para descer, devem dirigir-se à banca da organização na Festa da Primavera antes de embarcar. O horário do teleférico é até às 18h00, mas os que quiserem ficar, haverá um autocarro gratuito para o regresso ao centro da cidade, no sábado com partida às 19h30 e no domingo às 18h30, da Penha para o Largo da República do Brasil (Campo da Feira).

Durante a Festa da Primavera, os mais aventureiros terão a oportunidade de explorar a Montanha da Penha através de percursos interpretativos, guiados por especialistas que irão revelar a riqueza natural e cultural da região. Entre as atividades planeadas, destaca-se a anilhagem científica de aves, que permitirá aos participantes observar de perto o trabalho dos investigadores na monitorização da avifauna local.

Haverá ainda um mercado eco, exposições temáticas sobre biodiversidade e espaços interativos com a presença de entidades dedicadas à sensibilização ambiental, como o Laboratório da Paisagem, Vimágua, Vitrus, Resinorte, Cruz Vermelha Portuguesa e Curtir Ciência.

A Festa da Primavera promete um fim de semana repleto de cor, música e aprendizagem, num convite aberto a todos para celebrar a chegada da estação e reforçar o compromisso com a biodiversidade e a sustentabilidade. A organização do evento conta com o apoio da rede Urbact BiodiverCity. Criada para apoiar comunidades no desenvolvimento de soluções baseadas na natureza, esta rede integra nove cidades de oito países europeus e contribui para a implementação da Estratégia para a Biodiversidade da União Europeia.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES