Festa das Cruzes regressa após dois anos de interregno

Na paróquia de Santa Cristina de Serzedelo, no arciprestado de Guimarães e Vizela, volta a realizar-se nos próximos dias 7 e 8 de maio.

serzedelo-barra_fb

A Festa das Cruzes, na paróquia de Santa Cristina de Serzedelo, no arciprestado de Guimarães e Vizela, volta a realizar-se nos próximos dias 7 e 8 de maio.

© Direitos Reservados

No sábado, será possível testemunhar e viver em união com as 16 famílias o assear pelas mãos das mordomas que pétala a pétala transformam a madeira despida em verdadeiras obras de arte.

No domingo de madrugada, a população realiza os tapetes de flores e serrim ao longo de vários quilômetros para que, no fim da eucaristia das 08h00, que se realiza na igreja paroquial, possa sair a Procissão do Senhor aos doentes. Este ano, são oito os doentes que vão receber a Sagrada Eucaristia, levada pelo pároco, Padre José Ferreira Marques que segue num percurso nos tapetes e animado pela fanfarra do Agrupamento 84 do CNE e pela Banda de Música. 

Às 15h00, celebra-se a Via Lucis que sai da Igreja Paroquial e percorre as 16 cruzes familiares que se encontram nos seus nichos, desde o largo da igreja até à capela do Senhor do Calvário. 

Após dois anos de interregno, a freguesia volta a celebrar com afinco esta tradição secular, estando exposta, no piso térreo do salão paroquial, a exposição As Cruzes floridas da Missão, da autoria de Sara Lafuente, arquiteta, e de Ricardo Cardoso, professor.  

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES