Festa em honra da padroeira de Guimarães decorre este fim de semana

Até ao próximo dia 15 de agosto com um programa que inclui novenas, meditação musical, concerto de órgão e missa solene.

oliveira-barra_fb

A festa em honra da padroeira de Guimarães, Nossa Senhora da Oliveira, realiza-se até ao próximo dia 15 de agosto com um programa que inclui novenas, meditação musical, concerto de órgão e missa solene. Em vários momentos das festividades será possível voltar a ouvir o órgão de tubos da igreja da Oliveira, um instrumento de 1831.

As atividades decorrerão na igreja de Nossa Senhora da Oliveira, sendo o acesso limitado e condicionado ao cumprimento das normas sanitárias.

A Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira iniciará, entretanto, o projeto de angariação de fundos para o restauro e conservação da imagem de Nossa Senhora da Oliveira, bem como para a execução de um novo andor para quando a imagem voltar a sair em procissão.

Integrada no programa da festa em honra da padroeira de Guimarães, realiza-se diariamente, pelas 18h30, até ao dia 14 de agosto, a novena, com recitação do terço seguida de eucaristia com pregação pelo Padre José Miguel Fraga.

Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, pelas 12h00 e durante 20 minutos, serão promovidos momentos de meditação musical com o organista Nuno Mimoso.

Para os dias 14 de agosto (sábado, 21h30) e 15 de agosto (domingo, 17h00) estão agendados os concertos de órgão a Nossa Senhora de Oliveira com Nuno Mimoso e o grupo “Chorus Anima Populi”.

A missa solene será celebrada no 15 de agosto, pelas 12h00, e contará com a participação do Grupo Coral de Nossa Senhora da Oliveira e de Nuno Mimoso que interpretará temas musicais no órgão de tubos restaurado em 2013 e encomendado pelo cabido da Colegiada ao organeiro vimaranense Luís António de Carvalho, em 1831.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS