FESTAS DE SÃO JOÃO ANIMAM FREGUESIAS

@ Arcov

É com muita música, vinho e comida que se celebra o S. João em Guimarães. A festa de São João de Covas dura três dias e conta com um cartaz diversificado. Logo na sexta-feira, 22, o destaque vai para a atuação de Tânia Sampaio, mas pode assistir ainda à abertura da festa com salva de fogo e música gravada, desfile pelas ruas do Grupo de Bombos de São Faustino e Meninos do Coro, que estarão presentes nos três dias. No dia seguinte, 23, sobe ao palco o cantor português José Malhoa. Ainda no sábado, há lugar ao torneio de chincalhão. O último dia, domingo, 24, inicia com a Solene Procissão em Honra de São João, seguida da Missa Campal. Na parte da tarde tem lugar o cortejo de oferendas, o leilão de oferendas e a tarde de folclore, com o Rancho Folclórico de Polvoreira e o Rancho Folclórico Creixomil. Como não podia deixar de ser, a noite termina com mais espetáculos. Dance & Bell, Cantares ao Desafio, Daniel Fernandes & Henrique de Lindoso e João Seabra prometem animar o último dia da Festa. A iniciativa é organizada pela ARCOV – Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Covas.

Na vila de Brito há mais três dias de festa, que terminam com fogo de artifício. Na sexta-feira (22) a festividade inicia às 17h00, com os Cantares ao desfio, acompanhados de sardinhada, petiscos, caldo verde e vinho verde, junta à cantina de S. João. À noite, acontece as marchas de S. João e a atuação dos “Amigos de Guimarães”. No sábado (23) decorre a Missa Vespertina, pelas 19h00, seguindo da atuação do Rancho Folclórico de Ponte da Barca, e termina com o espetáculo de João Pedro Pais. No último dia (24) acontecem os atos religiosos e termina com a subido ao tablado do cantor José Amaro.

Já em Ponte, o S. João acontece nos dias 23 e 24. Foi com a promessa de recuperar as tradições que se foram perdendo ao longo dos anos que a Junta de Freguesia de Ponte organiza as festividades de São João, padroeiro da Vila de Ponte. A abertura das hostes está marcada para sábado, às 19h00, com a “IV Feira das associações” e a “II Feira do artesanato e artes plásticas”. Pode assistir ainda à animação musical de Márcio Bravo, do grupo “Os filhos da Nação”, de “Marco & Carina” e “Joana Fernandes”. No dia 24 de junho tem lugar a missa, às 11h15, e na parte da tarde o desfile e o festival Folclore da vila de Ponte.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?