Filip Gewert reforça equipa de basquetebol do Vitória
O Vitória anunciou a contratação de Filip Gewert, poste sueco de 22 anos, para a temporada 2025/2026. Nascido em Amesterdão, na Holanda, Filip tem nacionalidade sueca e está em Portugal desde 2016, depois de ter vivido também na Suécia, na Rússia e em Itália, experiências que considera essenciais para a sua formação pessoal e multicultural.

© Vitória SC
Chegado a Portugal ainda adolescente, integrou o sub-16 do Imortal em Albufeira, clube pelo qual completou a formação, jogou na equipa B e estreou-se pela principal na época 2020/2021. Mais recentemente, representou a equipa principal do Póvoa de Varzim, regressando depois ao Imortal na última temporada. Aos 22 anos, Gewert soma já 70 jogos na principal liga portuguesa de basquetebol e mais 23 na segunda divisão.
Fluente em português, o jogador destaca a acolhimento que recebeu em Portugal: “Gosto muito de morar aqui, as pessoas são muito gentis e aceitam-me como uma delas, sendo muito simpáticas comigo”, afirmou. Sobre a mudança para Guimarães, Filip confessa ter viajado com poucas expectativas, mas rapidamente se impressionou com a Cidade Berço: “Já tinha visitado Guimarães algumas vezes e sempre me pareceu ser uma cidade muito agradável. Tenho gostado de caminhar pelo centro e conhecer os diferentes locais”.
Apaixonado por desporto desde a infância, dividiu-se entre futebol e basquetebol, jogando como avançado nos escalões de formação da Suécia. Entre as suas referências, destaca Zlatan Ibrahimović, Kevin Durant, Russell Westbrook, Nigel Hayes-Davis e Isaac Bonga. Pronto para integrar a equipa liderada por Miguel Miranda, Gewert descreve-se como “um jogador versátil” e promete dar tudo em campo: “Vou ser agressivo e disputar todos os jogos como se fossem o último, dando tudo pelo clube”.