Fim de semana de patinagem artística juntou mais de 350 atletas em Guimarães

O Pavilhão Municipal Arquiteto Fernando Távora, em Fermentões, recebeu, entre 31 de outubro e 2 de novembro, o Torneio Nacional de Benjamins e o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Patinagem Artística.

© Academia de Patinagem de Guimarães

O evento foi organizado pela Academia de Patinagem de Guimarães, em parceria com a Federação de Patinagem de Portugal e com a Associação de Patinagem do Minho. Participaram mais de 350 atletas, em representação de 99 clubes, incluindo das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

O Torneio Nacional de Benjamins, realizado nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, contou com 66 atletas em Patinagem Livre, 33 em Solo Dance, três pares artísticos e um par de dança. Esta foi a primeira edição do torneio a incluir competições de pares.

© Academia de Patinagem de Guimarães

A prova reuniu os sete atletas mais bem classificados em cada torneio regional, sendo considerada a competição nacional mais importante do escalão Benjamim.

A Câmara Municipal de Guimarães esteve representada na cerimónia de entrega de medalhas por Junio Castro e Diogo Costa, que felicitaram os atletas, treinadores e clubes pela participação.

“Receber atletas de todo o país em Guimarães é motivo de satisfação. Foram dias de partilha e de trabalho em pista, que demonstram o futuro da patinagem artística em Portugal. A Academia de Patinagem de Guimarães continuará a trabalhar para que Guimarães mantenha o seu papel ativo na modalidade”, referiu a direção da Academia de Patinagem de Guimarães.

© Academia de Patinagem de Guimarães

O Campeonato Nacional da 2.ª Divisão decorreu em simultâneo, envolvendo os 25 melhores atletas do ranking nacional que não participaram no Campeonato da 1.ª Divisão.

As provas incluíram as disciplinas de Patinagem Livre, Pares Artísticos, Solo Dance e Pares de Dança, nas categorias de Programa Longo, Dança Obrigatória e Dança Livre.

Os resultados finais determinaram os novos rankings nacionais, que definem os atletas apurados para os três primeiros Opens da época 2026.

Segundo Miguel Henriques, vice-presidente da Academia de Patinagem de Guimarães, o evento cumpriu os objetivos desportivos e organizativos: “Organizar o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e o Torneio Nacional de Benjamins permite dar visibilidade à modalidade e ao trabalho desenvolvido pela Academia. É importante que a comunidade local continue a acompanhar e apoiar os atletas.”

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS